Uma noite magnificat

Cerca de duas centenas de jovens integraram as propostas da Pastoral Juvenil Diocesana. Este ano, sob o tema “Uma noite magnificat”, foi proposta, pela primeira vez, uma caminhada feita em conjunto a partir do Seminário Diocesano, onde os jovens se reuniram a partir das 17h00 de sábado e onde passaram uma tarde de convívio.

A caminhada, acompanhada por momentos de oração e reflexão, começou às 23h00 e terminou às 7h00, junto ao Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima. Depois do pequeno almoço, os jovens integraram o programa geral proposto pela Diocese.
No final, a alegria da partilha, do convívio e da oração, suplantava o cansaço físico da jornada.

 

Peregrinar em cadeira de rodas

2015-03-25 Peregrinacao Jovens CsabaStefano é italiano e Csaba húngaro. Fazem parte da Comunidade Papa João XXIII, que está presente em Fátima. Integraram a peregrinação a convite de Agnese, também ela italiana, que soube desta proposta depois de ter feito o último convívio fraterno na Diocese. Também convidou a irmã Rita. Vieram para Portugal há dois anos com os pais, que integram a Comunidade Papa João XXIII. Três italianos e um húngaro a fazer a peregrinação diocesana jovem a Fátima é, por si só, uma novidade, mas o que poderá surpreender o leitor é o fato de Csaba estar limitado a uma cadeira de rodas. A sua condição não foi impedimento para que também ele fizesse os cerca de 20 quilómetros do percurso previsto. Com o apoio incansável do amigo Stefano, que queria entregar esta caminhada com o amigo a Maria, e ajuda pontual de outros jovens, Csaba cumpriu todo o percurso com um sorriso contagiante. Uma presença e uma atitude que despertou a fraternidade entre os participantes. Desta participação, levam o convívio e a meditação feita com outros jovens e a vontade de voltar.

 

 

Testemunnho de quem participou…

 

Camila Valério

10.º ano catequese São Romão/Guimarota – Paróquia de Leiria

Vir em peregrinação a Fátima foi uma maneira muito boa de festejar o dia do meu 16.º aniversário. Foi cansativo, mas valeu a pena. Gostei muito do percurso que fizemos, e de ter partilhado este momento com outros jovens. O facto de ter sido durante a noite ajudou à reflexão e à oração.

Beatriz Zeferino

Paróquia dos Marrazes (Quinta do Alçada)

Vim com um grupo de amigos que, em conjunto, resolveu aceitar a proposta da Pastoral Juvenil. Apesar de ter vindo doente e estar muito cansada, a caminhada foi cinco estrelas. Gostei do convívio com outros jovens, que compensou as partes mais difíceis do percurso que fizemos. A única coisa que sinto falta agora é de uma cama para descansar um pouco!

Cláudia Marcelo

10.º ano catequese – Paróquia de Caxarias

Foi o primeiro ano que fiz o percurso a partir de Leiria. Já tinha vindo o ano passado e como gostei da experiência, quis repetir. Este ano o caminho foi mais difícil, mas gostei de ter conhecido pessoas novas. Por tudo isto, esta peregrinação fez-me sentir mais concretizada.

Lino Pedrosa

Paróquia da Bajouca

Já venho à peregrinação jovem há 10 anos e gostei da novidade deste ano. Foi bom ter uma equipa a preparar e a propor um percurso com espaço para a oração e a meditação. Cada ano, é-nos permitida uma reflexão diferente, até porque os jovens que participam não são os mesmos. Comecei por vir sem acreditar e hoje, venho a esta peregrinação para dar o meu testemunho. É uma forma de evangelizar.

Michael Pereira

Paróquia de Santa Catarina da Serra

Participei no último Convívio Fraterno e a propuseram-me vir à peregrinação jovem. Desde que entrei para a universidade, afastei-me um pouco e agora tenho feito um reencontro com Deus. Gostei do convívio com outros jovens, das reflexões que fizemos em conjunto ao longo da caminhada.

 

Ver: galeria fotográfica

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.