No primeiro domingo de outubro, dia 6, irá decorrer no Reguengo do Fetal a tradicional festa em honra da padroeira do santuário local.
Pelas 11h00, inicia-se a procissão na igreja matriz, embelezada pelas tradicionais ofertas com bolos de perna, palmas e as famosas “cavacas do Reguengo”. Às 11h30 será celebrada a Eucaristia, no Santuário da Senhora do Fetal.
Mas este dia é apenas o culminar dos festejos. Mantendo-se a tradição, na sexta-feira da semana anterior, dia 27 de setembro, ocorre a primeira procissão noturna, que parte da igreja matriz em direção ao Santuário de Nossa Senhora do Fetal, a uns 800 metros de distância, regressando depois já com o andor da imagem mariana que é venerada naquele santuário. No sábado da semana seguinte, dia 5, volta a acontecer nova procissão, levando-se a imagem da Virgem de regresso ao seu santuário.
Ambas as procissões ocorrem cerca das 21h00 e serão iluminadas por milhares de cascas de caracóis alimentadas a azeite, colocadas ao longo do percurso e em locais afastados, produzindo um espetáculo visual que atrai anualmente muitas centenas de pessoas a estes festejos. As luminárias são cuidadosamente preparadas pela população e dispostas em imaginativos desenhos, que formam imagens, palavras e motivos diversos de ornamentação.
Também de salientar é um animado arraial que oferece música, gastronomia e espaço de convívio aos locais e visitantes, no largo da Fonte, bem no centro da freguesia.
A paróquia e os caracóis
Esta ancestral paróquia, que comemorou em 2012 os 500 anos da sua fundação, é predominantemente rural e, até há bem pouco tempo, a quase totalidade da sua população dedicava-se à agricultura. Produzia-se, sobretudo, vinho, cereais e azeite. Esse mesmo azeite que, para além dos normais fins alimentares, era também utilizado nas candeias, como combustível para iluminação. Reza a história oral local que, à semelhança das candeias, eram utilizadas como recipiente as cascas de caracóis, adaptadas com um pequeno pavio.
Assim nasceram estas originais iluminações festivas, que tanta fama dão à festa. A sua origem remonta aos séculos passados, mas foi na última década que, “fruto de muito trabalho, da colaboração das diversas entidades e muitos particulares”, tem crescido em quantidade e qualidade.
Concurso de fotografia
Está patente na “casa nova”, em frente à igreja paroquial, uma exposição de fotografias da festa do ano passado. A este propósito, a Junta de Freguesia, com o apoio da paróquia e do Município da Batalha, lança este ano o I Concurso de Fotografia “Festa dos Caracóis”. O convite é feito às muitas pessoas que aproveitam para fotografar aquele belo cenário noturno, em ambas as noites de procissões, para que apresentem os seus melhores trabalhos a concurso, até ao dia 22 de outubro. O regulamento está disponível em www.freguesia-reguengodofetal.pt.