A Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, acolheu no dia 4 de junho o Jubileu das Vocações, presidido por D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, celebração para a qual foram convidados casais, religiosos e sacerdotes a celebrar os 25, 50 e 60 anos de matrimónio, vida religiosa e ministério sacerdotal. Participaram 6 religiosas, 4 sacerdotes e 65 casais.
O programa teve início no salão da Casa de Nossa Senhora das Dores, com a apresentação e testemunhos de um casal de 25 anos e outro de 50 anos de matrimónio, uma religiosa de 50 anos de consagração e um sacerdote com 60 anos de ordenação. Em resumo, “todos referiram sentir-se chamados por Deus a viver a sua vida como um constante acto de entrega”, refere o padre José Augusto Rodrigues, diretor do Departamento de Pastoral Familiar.
“Dou graças ao Senhor pelo amor e misericórdia em que vos envolveu e nunca vos faltou ao longo da caminhada da vossa vida”, saudou D. António Marto, convidando os participantes a fazerem “uma peregrinação com Maria, ir ao nosso coração, à nossa profundidade, numa palavra, ao centro da nossa pessoa”. Isto porque Nossa Senhora é o melhor exemplo para quem procura uma vida feliz e o que a caracteriza “é a escuta e acolhimento da Palavra de Deus”. De facto, “a Palavra de Deus deve ser algo guardado e meditado” na memória viva do coração, “chamado terreno bom” onde “a palavra é semeada e surgem as vocações”.
“Nenhuma vida é perfeita, é um projeto a construir em todos os aspetos, também na sabedoria da fé e na capacidade de amar”, afirmou D. António Marto. Os acontecimentos que Deus põe na vida dão origem a “histórias belas”, mesmo num difícil período no que toca a vocações, marcado pelo “medo de assumir compromissos e falta de confiança na graça de Deus a quem nada é impossível”. Por isso se torna ainda mais importante para as novas gerações o testemunho de vida de todos os que celebram o jubileu vocacional.
O ponto central do programa foi a celebração da Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, com os jubilários a integrarem a procissão de entrada e a ocuparem os lugares reservados junto ao presbitério. Após a homilia, de velas acesas, os jubilários renovaram os seus compromissos vocacionais.
No final, todos participaram num almoço partilhado, momento de convívio e alegria, com canto dos parabéns e bolo para todos. A organização envolveu a cooperação dos serviços diocesanos de Animação Vocacional, da Pastoral Familiar e da Vida Consagrada e a direção diocesana da Conferência dos Institutos Religiosos, que deixaram ao Santuário de Fátima uma palavra de agradecimento por toda a ajuda prestada.
Está disponível uma galeria de fotos.