Testamento vital em destaque no Presente

A propósito da conferência que decorreu no dia 28 de maio, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria, o jornal Presente Leiria-Fátima apresenta na edição desta semana (05.06.2014) um amplo destaque ao tema das diretivas antecipadas de vontade e o famoso “testamento vital”.

Cerca de 150 pessoas participaram nesta VIII Conferência Jurídica do IPL, em que o assunto foi debatido em três perspectivas: a ética, a lei e o caso específico das pessoas com demência.

Rui Nunes, presidente da Associação Portuguesa de Bioética e responsável pela proposta que resultou na lei do testamento vital, fez uma breve contextualização do aparecimento da temática na agenda política e abordou o caso específico das pessoas com demência.

Vítor Coutinho, doutorado na área da Ética Teológica com especialidade em Bioética, fez um enquadramento das diretivas antecipadas de vontade num contexto ético.

A última intervenção foi da responsabilidade de Helena Pereira de Melo, professora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, que abordou o quadro legal no que respeita ao testamento vital.

Confira o desenvolvimento deste tema na edição em papel, complementado com uma entrevista ao médico Daniel Serrão – professor catedrático jubilado de Anatomia Patológica e de Bioética e Ética e, desde maio de 1994, membro emérito da Academia Pontifícia para a Vida –, um artigo de opinião do padre Vitor Coutinho e diversos textos explicativos sobre o que está em causa e qual a posição da Igreja Católica sobre o assunto.

Um trabalho de Diogo Carvalho Alves | Presente Leiria-Fátima

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.