Contemplar Jesus na Eucaristia, Verdadeiro Tesouro, é o objetivo deste encontro com Jesus, que a Diocese de Leiria-Fátima proporciona às crianças em preparação para a primeira comunhão.
É com alegria que partilhamos, a atividade “Tesouro escondido”, realizada a 16 de dezembro, no Centro Catequético de Fátima, pelo padre Simão, padre Betino e irmãs Adelaide e Lídia.
O acolhimento no exterior, foi deveras cheio de energia, música, sorrisos, cor e calor, do sol e humano. Os movimentos corporais, como que lançaram todo o grupo, cerca de 40 crianças e respetivas catequistas, para a curiosidade de algo muito valioso a encontrar. Foi um momento de descontração, integração e incorporação.
O reconhecimento do espaço, focado nas capelas, foi alertando as crianças, para pistas que apontavam para o valioso tesouro.
A exposição do testemunho vocacional, suscitou cândidas questões e curiosidades próprias daquela etapa infantil. (Quantos anos tens? Dormes com o véu?).
A realização do labirinto, fácil, empolgou cada coraçãozinho, proporcionando sorrisos singelos e olhares curiosos.
O conto da parábola, preparou para o deixar, tudo, tudo, porque valia a pena, por um campo que tinha um grande tesouro.
O baú foi um momento de fascínio e, ao mesmo tempo, de impaciência. Os rostos e cometários das crianças, espelhavam alguma de desilusão, por não verem claramente, os objetos.
A Adoração, desde a exposição à forma serena e solene com que o padre trouxe a custódia e a pousou sobre o altar, diante das crianças de joelhos, até à repetição de pequenas frases como, «Tu és o meu verdadeiro Tesouro, Tu és o meu Tudo», passando pelo recolhimento silencioso e íntimo das crianças, foi sem dúvida a grande descoberta, de que Jesus é o verdadeiro Tesouro que irão receber na sua primeira comunhão.
Depois da reposição, foi a entrega das caixas, que as crianças, graciosamente, chocalhavam junto ao ouvido, mas depois de abrir, manifestaram surpresa e alegria.
Agradecemos, às Irmãs Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus, pelo acolhimento caloroso e sempre acompanhado pela Irmã Teresa.
Bem-haja a todos os colaboradores e sobretudo às crianças, que se portaram à altura, e sem as quais, assim como as suas catequistas, não seria possível passar uma manhã na melhor companhia, Jesus Eucaristia.
Ir Adelaide Gonçalves Irmãs S. José de Cluny