Passou formalmente um mês desde a celebração que deu início ao sínodo na nossa Diocese.
No dia 1 de novembro fizemos a apresentação da vela do Sínodo nas diferentes comunidades da paróquia dos Pousos. As próximas iniciativas estão agendadas para o contexto da catequese nos próximos dias 27 de novembro e 4 de dezembro.
E podem vocês perguntar: o que fez, durante este tempo, o nosso delegado sinodal?
Bem, tal como vós, desde os afazeres da vida cotidiana de casa-trabalho até às atividades na paróquia e grupos onde estou inserido; tenho trabalhado para dar corpo a este caminho sinodal.
Destacava por agora duas vertentes: uma mais visível e uma menos perceptível mas não menos importante.
Dei, com algumas ajudas, início a uma apresentação gráfica do sínodo, para que possamos nos ir relembrando o que está a acontecer. Foram criados alguns materiais (poster, cartazes, folhetos, etc…) que irão aparecer nos nossos locais de encontro, mas também elementos celebrativos (círios e velas… ) para irmos utilizando ao longo do tempo que durar o percurso do sínodo.

Por outro lado tenho andado a investir algum do meu tempo ao estudo e formação: para além de ler e estudar os documentos sinodais originais procuro também outros que me tornem mais capaz de responder a esta convite; Tenho participado nas formações propostas pela diocese (Escola Razões da esperança) e trabalhado com os meus pares (Delegados sinodais) acerca das melhores formas de realizar o sínodo nos nossos grupos/paróquias.
Nas próximas semanas começaremos a criar grupos de trabalho, continuaremos a criar materiais de apoio e a rezar por esta Nossa Igreja em Sínodo que se quer
Em comunhão, participativa e missionária, até já.