Simpósio teológico-pastoral no Santuário de Fátima

Realiza-se no final da próxima semana, entre os dias 30 de maio e 1 de junho, o simpósio teológico-pastoral «“Envolvidos no amor de Deus pelo mundo” – Experiência de Deus e responsabilidade humana». A decorrer, no Centro Pastoral de Paulo VI, a iniciativa é promovida e organizada pelo Santuário de Fátima, sob a coordenação científica da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, na pessoa do professor José Eduardo Borges de Pinho.

Em entrevista ao Centro de Comunicação Social do Santuário, o presidente da Comissão Organizadora antecipou a principal linha temática que marcará os trabalhos: “sublinhar a importância de estarmos atentos aos sinais de Deus no nosso mundo e na nossa vida, acolhendo a sua presença nas mais diversas situações”. Nessa perspetiva, será abordada a questão das aparições, nomeadamente as de Fátima, como “sinal do amor de Deus pelo mundo”.

“Os cristãos e a Igreja em Portugal são chamados, antes de mais, a reconhecer nos acontecimentos de Fátima um dom e um sinal de Deus que os interpela”, afirma Borges de Pinho, explicitando que “sob formas muito diversas, porventura nem todas expressas de acordo com critérios que os caminhos da maturidade da fé sugerem, muitas e muitas pessoas fazem esta experiência do que significa ser amado por Deus e de como a certeza desse amor transforma a vida”, concluindo que “isso acaba por ajudar a encontrar as grandes razões de viver”.

Sendo uma das grandes apostas na pastoral anual do Santuário, este simpósio teológico-pastoral promete voltar a trazer a Fátima alguns dos mais conceituados teólogos e pastoralistas, nacionais e internacionais, para o debate sobre as questões de fé que são sempre atuais e passíveis de abordagem em novas perspetivas. O programa de três dias incluirá temáticas como o mistério de Deus na sua misericórdia e na sua justiça, a questão de Deus no mundo contemporâneo, a esperança cristã no encontro definitivo com Deus, o amor como núcleo da experiência de Deus e da existência cristã, os desafios atuais à pastoral da reconciliação, e Maria como ícone da misericórdia de Deus. Entre outros, sublinhamos a participação de Franco Manzi, de Milão, monsenhor Claude Dagens, bispo de Angoulême, Klaus Vechtel, jesuíta de Frankfurt, Cettina Militello, teóloga italiana e Rey García Paredes, conhecido mariólogo espanhol. O patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, encerrará os trabalhos.

Os interessados deverão inscreve-se quanto antes, procurando mais informações no sítio fatima2017.org.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.