Semana dos Seminários: “Formar discípulos missionários”

Estamos em plena Semana dos Seminários, que termina no domingo 18 de novembro. A este propósito, divulgamos algumas informações enviadas pela equipa do Seminário Diocesano de Leiria, relativas à sua vida atual e às principais iniciativas desta semana.

Como escreve D. António Augusto de Oliveira Azevedo, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, esta semana é “momento especial para olhar com mais atenção e cuidado para esta importante realidade da vida da Igreja. Um olhar de gratidão pelo imenso e fecundo trabalho que se tem realizado nos vários seminários, de forma discreta mas efetiva, em favor do povo de Deus. Um olhar de realismo, responsabilidade e compromisso diante dos desafios que a situação atual dos seminários do nosso país coloca a todos. Um olhar, acima de tudo, de confiança e esperança no Senhor que não deixa de chamar trabalhadores para a sua messe e no seu Espírito que os prepara e habilita para serem os evangelizadores que o mundo de hoje precisa.»

O tema deste ano é “Formar discípulos missionários”, como indica a nova “Ratio Fundamentalis” sobre o Dom da Vocação Presbiteral, publicada em 2017: «A ideia de fundo é que os seminários possam formar discípulos missionários, “enamorados do Mestre”, pastores com o “cheiro das ovelhas”, que vivam no meio delas para servi-las e conduzi-las à misericórdia de Deus».

Dia Aberto no Seminário

A 4.ª edição do “Seminário em Dia Aberto” acontece esta semana, promovendo a comunhão desta instituição com as comunidades da Diocese. Os adolescentes do 9.º e e 10.º anos são os principais convidados a passarem todo o fim de semana de 17 e 18 de novembro em atividade, numa experiência de convívio e de aprofundamento da sua fé. O programa do domingo é semelhante ao habitual, aberto ao todas as pessoas e grupos eclesiais, contando com a colaboração de alguns grupos e movimentos juvenis para realizar as atividades programadas. O dia termina com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo diocesano, D. António Marto, às 16h00.

Vigília de Oração

Integrada no programa do “Dia Aberto”, realiza-se uma vigília de oração pelo Seminário, no sábado, dia 17, às 21h00, presidida por D. António Marto, com a presença dos seminaristas. Tendo em conta que a Diocese se encontra num biénio dedicado à juventude, a vigília será inspirada nas orações Shemá para que os jovens se sintam mais desafiados a participar.

“É belo ser padre”

A iniciativa “É belo ser padre!” será, este ano, desenvolvida nas paróquias da vigararia de Ourém. Trata-se de uma oportunidade para as comunidades sentirem o Seminário mais próximo delas e para rezar pelas vocações sacerdotais na Diocese. Nas catequeses com os adolescentes apresenta-se também o Seminário em Família e convidam-se a participar nos encontros vocacionais.

Seminaristas e estagiários

– Micael Ferreira, no 3.º ano, e Jorge Fernandes, no 5.º ano, continuam a estudar na Faculdade de Teologia da Universidade Católica e a residir no Seminário Maior de Cristo Rei, nos Olivais, diocese de Lisboa.

– Tiago Faria, da paróquia de Minde, depois de um processo de discernimento, entrou para o Tempo Propedêutico, no Seminário de S. José de Caparide.

– Rui Ruivo, ordenado diácono em maio passado, está a realizar o seu estágio pastoral com responsabilidades nas seguintes áreas: colaborador nas paróquias da Barreira e Cortes, assistente diocesano do movimento dos Convívios Fraternos e administrador da Gráfica de Leiria.

– Dany Gil, tendo terminado o Seminário em julho passado, está a realizar o seu estágio pastoral na paróquia dos Marrazes e continua a fazer o seu percurso de discernimento vocacional.

Seminário em Família

O Seminário em Família continua a fazer o acompanhamento espiritual aos adolescentes e jovens que fizeram o seu compromisso de adesão. Além disso, tem promovido encontros vocacionais para um primeiro contacto com o Seminário, que este ano deverão ser descentralizados nas vigararias, esperando-se maior adesão de adolescentes e jovens.

Relatório de contas

O Seminário Diocesano apresentou, por esta altura, as suas contas, com um total de receitas a rondar os 419 mil euros e despesas de cerca de 391 mil euros. Assim, em 2017 o saldo foi positivo em cerca de 28 mil euros, devido a três itens em particular: legados recebidos, arrendamento dos prédios rústicos e urbanos e receitas da Casa de Retiros de S. José.

Na receita inclui-se o resultado do peditório anual do ano passado, que teve um saldo de cerca de 27 mil euros. Dados os investimentos realizados e a previsão de aumento de despesas com a estadia dos seminaristas em Lisboa, mantém-se o apelo à colaboração dos fiéis no peditório do próximo domingo.

Luís Miguel Ferraz

 

Oração pelo Seminário

Deus Trindade,

sabes o quanto somos mendigos de Ti.

À beira do caminho procuramos a luz

que dá mais sentido aos nossos dias

e cura todas as nossas cegueiras.

Tu passas sempre pela nossa vida

e acendes em cada um de nós

o desejo de sermos teus discípulos.

Na tua estrada queremos ser formados.

Nas tuas palavras e nos teus gestos,

Ser instrumentos da tua graça.

Juntos no caminho,

queremos ser comunidade

enviada em missão.

Rezamos por todos os que arriscam seguir-Te,

especialmente os seminaristas e pré-seminaristas.

Rezamos ainda por todos aqueles

que se entregam totalmente a Ti

e colocam a sua vida nas tuas mãos.

Pedimos-Te que continues

a despertar os corações adormecidos

para que mais jovens das nossas comunidades

aceitem o desafio de Te seguir. 

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.