Santuário faz balanço positivo da exposição «As Cores do Sol»

A exposição temporária «As Cores do Sol – A luz de Fátima no mundo contemporâneo» encerrou portas no final de outubro deste ano, após dois anos patente no Convívium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da santíssima Trindade, onde foi visitada por quase meio milhão de peregrinos, entre os quais cerca de 5.000 em 208 visitas guiadas e 650 em 12 visitas temáticas.

Tomando como matéria histórica o dia 13 de outubro de 1917 e os relatos diretos e indiretos sobre o Milagre do Sol, a exposição pretendeu recriar, através de vários mecanismos sensoriais, cenários relacionados com a paisagem do dia da última aparição da Virgem Maria em Fátima. Esta exposição foi considerada a mais ambiciosa que o Santuário de Fátima já promoveu e contou com peças cedidas, em regime de empréstimo, por colecionadores particulares e por instituições eclesiais e do mundo civil, entre as quais o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian e o Núcleo de Documentação e Arquivo da Direção de Serviços de Documentação, Comunicação e Relações Públicas do Ministério da Economia.

Segundo Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, esta iniciativa encerrou um ciclo dedicado ao Centenário das Aparições e “sedimentou a ideia de que a experiência que os peregrinos fazem no Santuário de Fátima tem também uma dimensão cultural em estreita dialética com a experiência cultural”. “Pela observação dos diferentes tipos de públicos que visitaram este espaço é claro que este espaço se tornou ponto de passagem obrigatória para os visitantes de Fátima”, afirmou à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

Este responsável considera que o “discurso expositivo que percorre diferentes temáticas de Fátima, desde o Milagre do Sol até à própria edificação do Santuário como um lugar de importância internacional, levou os visitantes a percecionarem Fátima através de uma linguagem inovadora, museologicamente atrativa, muito comunicativa e documentada cientificamente”. Assim, “o balanço é altamente positivo, pelo que o Santuário de Fátima continuará a investir na linguagem da Museologia para servir os peregrinos de Fátima”.

Nesse sentido, o Santuário está a preparar a primeira grande exposição temporária do segundo século de Fátima, que será centrada no centenário comemorativo da construção da Capelinha das Aparições, com o mote “Capela-Mundi”, a inaugurar a 1 de dezembro, pelas 14h30, no mesmo espaço.

Quanto à exposição que encerrou, poderá continuar a ser visitada virtualmente.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Formação sobre administração de bens da Igreja
8 de Fevereiro
, às 10:00
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Formação sobre administração de bens da Igreja
22 de Fevereiro
, às 14:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress