Santuário de Fátima volta a proporcionar experiência de voluntariado na Cova da Iria a jovens

O turno único acontece durante a Peregrinação Internacional Aniversária de Agosto e a Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria, oferecendo aos jovens participantes uma experiência significativa.

Terceira edição do Projeto SETE contemplará apenas um turno, que decorre de 10 e 16 de agosto

O Santuário de Fátima, através do Projeto SETE, volta a proporcionar aos jovens uma experiência de imersão de voluntariado nos seus espaços. Este ano, por forma a garantir as condições de segurança sanitárias de derivadas da pandemia do Coronavírus, realiza-se apenas um turno, de 10 a 16 de agosto, para o qual decorrem já inscrições, abertas até ao limite de 16 jovens entre os 18 e os 25 anos.

O turno único acontece durante a Peregrinação Internacional Aniversária de Agosto e a Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria, oferecendo aos jovens participantes uma experiência significativa do Santuário de Fátima como lugar de peregrinação e lugar de acolhimento aos que rumarem nestes dias à Cova da Iria. O programa termina no domingo, 16 de agosto, com uma pequena celebração de envio, comemorando os dias de voluntariado como experiência a ser lembrada e continuada nos caminhos quotidianos de cada um.

Nas edições anteriores, esta iniciativa do Santuário de Fátima trouxe a Fátima dezenas de jovens, de norte a sul do país, que levaram consigo uma experiência única de voluntariado.

Durante os dias do projeto, os voluntários – que estarão devidamente identificados com um colete e um crachá do projeto SETE –, serão chamados a orientar, informar e acompanhar os peregrinos, dando especial apoio aos mais frágeis.

Partindo do acontecimento e da mensagem de Fátima, o programa proposto pelo Projeto SETE desafia cada jovem a entregar voluntariamente a própria vida ao serviço do outro, trilhando um caminho de descoberta de si mesmo e de encontro transfigurador com Deus.

O nome do projeto situa-nos no contexto da sétima aparição de Nossa Senhora a Lúcia, após o bispo de Leiria ter confiado a Lúcia a missão de deixar a Cova da Iria, com o abraço da Senhora que a confirmar a aceitação confiante dessa mesma missão: “Aqui estou pela sétima vez, vai, segue o caminho…”.

Na sua missão, o Santuário de Fátima conta anualmente com cerca de 350 voluntários, nas mais variadas tarefas, que vão desde o acolhimento aos peregrinos nos vários espaços, apoio à liturgia, informações, apoio à comunicação, arranjos dos espaços celebrativos, entre outros. Além dos voluntários nominais, diretamente implicados nos serviços, há ainda outros que integram movimentos, associações e serviços que, autonomamente, prestam um contributo essencial para a missão do Santuário de Fátima.

Reconhecendo esta essencial ajuda, o Santuário de Fátima tem vindo a assumir uma gestão uniforme de proximidade deste contributo, com um reforço da formação dedicada destinada aos voluntários.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.