O Santuário de Fátima apresenta este ano, pela primeira vez, uma proposta de Cursos de Verão sobre Fátima, destinada a investigadores e jovens universitários da área da história e das ciências sociais. Promovida pelo Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, a primeira edição, com o tema “Introdução ao Fenómeno de Fátima”, vai ter lugar nos dias 14, 15 e 16 de julho, nas instalações do Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.
Em entrevista à sala de imprensa do Santuário de Fátima, o diretor do Serviço de Estudos e Difusão, Marco Daniel Duarte, refere que um dos objetivos fundamentais destes cursos é “aproximar a comunidade científica da temática de Fátima”. Além da componente teórica expositiva, oferece-se também a possibilidade de visitas orientadas aos lugares mais significativos, para a compreensão desta mensagem, não só pelos olhos dos teólogos, mas também a partir do prisma de outras ciências sociais, como a antropologia, a história e a história da arte, a sociologia entre outras.
De forma introdutória, “esta primeira edição pretende ser uma aproximação ao fenómeno Fátima, precisamente para captar a atenção das pessoas que, não entendendo ainda o fenómeno ou estando pouco familiarizadas com a sua história, tenham uma primeira oportunidade de serem introduzidas nesta temática”, sublinha Marco Daniel Duarte.
Outro dos objetivos desta iniciativa, que se pretende anual, será “levar os investigadores a conhecer as fontes para o estudo de Fátima”, de forma a que saibam quais são as fontes arquivísticas, as artísticas e as fontes materiais. “Desde 1917 até aos nossos dias, Fátima continua a ser tema de estudo e, portanto, é preciso entender quais são essas fontes primeiras para este específico estudo”, afirma o coordenador do curso.
O curso não quererá fixar-se “numa abordagem teológica, mas antes na forma como a teologia tem abordado os conteúdos de Fátima porque a forma de olhar para o cerne da Mensagem de Fátima mudou ao longo do tempo e esses acentos permitem esclarecer muito do que foi o comportamento dos atores sociais de cada época histórica”, sublinha Marco Daniel Duarte. Para tal, conta com a colaboração de especialistas em diversas áreas, como é o caso de Bruno Cardoso Reis, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que abrirá o curso com o tema “Fátima, o catolicismo global e o regresso de Deus às relações internacionais”.
Depois da lecionação dos temas propostos, este primeiro curso centrar-se-á no significado global das Aparições de Fátima no contexto do mundo contemporâneo, tema tratado por pessoas ligadas à instituição: Nuno Prazeres, secretário do Apostolado Mundial de Fátima, irmã Ângela Coelho, Postuladora da Causa de Canonização de Francisco e de Jacinta Marto e Vice-Postuladora da Causa da Irmã Lúcia, e o vice-reitor do Santuário, padre Vítor Coutinho.
O curso conta com um programa complementar que possibilitará a participação nas atividades culturais que o Santuário promove, como são as visitas à exposição temporária e à permanente, ou aos lugares que alguns destes investigadores não conhecem.
Os Cursos de Verão serão gratuitos, mais limitados a um número máximo de 25 participantes, estando já anunciado que o do próximo ano será dedicado à relação entre Fátima e os Papas. O programa e as inscrições poderão ser acedidos no portal fatima.pt.