Na conferência de imprensa que antecipou a Peregrinação de 12 e 13 de outubro, o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, deu a conhecer as iniciativas que estão a preparar para os jovens que vão visitar Fátima no contexto da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, afirmando que o Santuário vai juntar-se à «festa dos jovens».
Começou por apresentar o tema do próximo ano pastoral, que «está intimamente ligado» ao tema da JMJ Lisboa 2023, usando a mesma formulação que o Papa Francisco escolheu para este tema: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, e seguiu apresentando as propostas que o Santuário terá para oferecer sobretudo aos jovens «no período que precede e no período que se segue à Jornada».
O Santuário de Fátima sublinhará o sentido da peregrinação com a criação de seis itinerários para chegar à Cova da Iria, que variam entre 12 e 5 quilómetros. Estão também a ser preparados diversos workshops de reflexão e oração, em formato de itinerário do peregrino, com esquemas de vivência espiritual de Fátima e, uma proposta própria para os Dias nas Dioceses, com celebrações internacionais, no Recinto de Oração, e momentos de oração na Capelinha das Aparições.
O padre Carlos Cabecinhas apresentou, ainda, a iniciativa “Aldeia Jovem”, que está a ser preparada em parceria com outras entidades, que pretende acolher os jovens que visitem o Santuário antes da sua ida para Lisboa ou antes do regresso aos seus países de origem.
Não ficou de fora a referência ao momento particularmente importante que acontecerá em maio de 2023, aquando da Peregrinação dos Símbolos da JMJ pela nossa Diocese de Leiria-Fátima, em que a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani marcarão presença nas celebrações da Peregrinação de 12 e 13 de maio.
Sabias que…
A Beata Joana de Portugal é um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023?
A Beata Joana de Portugal, filha do rei D. Afonso V, nasceu em 6 de fevereiro de 1452. Aos 20 anos, após rejeitar vários pretendentes reais e decidida a ser «esposa» só de Jesus Cristo, recolheu-se ao Convento de Odivelas, de onde passou para o Convento de Jesus, em Aveiro. Na vida conventual praticava uma vida de penitência e de assistência aos mais desfavorecidos. Faleceu aos 38 anos, no dia 12 de maio de 1490, dia da sua festa litúrgica. Em 1693, foi beatificada pelo papa Inocêncio XII.
Para a JMJ Lisboa 2023, o Comité Organizador Local escolheu 13 patronos, mulheres, homens e jovens que “demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre”, como afirma o Cardeal-Patriarca, nascidos na cidade que acolhe a JMJ ou que, naturais de outras geografias, são modelos para a juventude.
Testemunho
Participei na JMJ Colónia 2005, em que o tema era “Viemos Adorá-Lo”. Tudo o que pude vivenciar foi fantástico e inesquecível. O contacto com todo um mundo de raças e culturas diferentes foi o culminar de uma semana maravilhosa. Participei com um grupo de 30 jovens da minha paróquia, todos muito jovens, dos 16 aos 19 anos, também para eles esta caminhada foi importante. Foi um misto de tantas emoções. Fiquei de coração cheio. A JMJ estará para sempre no meu coração. Jovens, não deixem de participar na JMJ! Vai valer a pena, assim como para mim valeu.
Cristina Menino – Paróquia das Colmeias – JMJ Colónia 2005
A Diocese de Albi, França, veio visitar-nos
Em Albi, França, há 150 jovens que querem participar nos Dias nas Dioceses em Leiria-Fátima.