O Santo Padre convidou todos os fiéis e comunidades a rezar o Rosário durante o mês de outubro pela unidade da Igreja. Pediu ainda que no final desta oração se acrescentem duas orações: a oração Mariana “Sub Tuum Praesidium” (Sob a tua proteção) e a “Oração a São Miguel Arcanjo”, do Papa Leão XIII.
O Senhor Bispo deseja que, em toda a Diocese de Leiria-Fátima, se corresponda fielmente ao convite do Papa Francisco.
Nesse sentido, ao iniciar cada oração do Rosário, deve ser apresentada a seguinte intenção: “Para que a Santa Mãe de Deus acompanhe a Igreja com o seu manto protetor, a fim de a preservar dos ataques do maligno, o grande acusador, e de a tornar, ao mesmo tempo, cada vez mais consciente das culpas, dos erros, dos abusos cometidos no presente e no passado e para que, sem hesitação, se empenhe a combater para que o mal não prevaleça”.
No final da oração do Rosário, rezam-se as invocações acima mencionadas, cujo texto apresento a seguir:
«À vossa proteção, recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.»
«São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate, sede o nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demónio. Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, com esse poder divino, precipitai no Inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para perdição das almas. Amen.»
Padre Jorge Guarda, Vigário Geral