Santa Eufémia: Comemoração dos 50 anos da inauguração da igreja

A paróquia de Santa Eufémia está a comemorar o 50.º aniversário da construção da sua nova igreja matriz com memória, beleza, gratidão e olhar virado aos desafios para o futuro.

O centro das atividades celebrativas, no passado dia 8 de dezembro, foi a recriação do acontecimento vivido no mesmo dia de 1968 e a memória das palavras pronunciadas na ocasião: receção às autoridades, homilia do bispo auxiliar de Leiria, D. Domingos de Pinho Brandão, das saudações de alguns benfeitores e do agradecimento do pároco da altura, padre Joaquim Duarte Pedrosa, de saudosa e grata memória. Reviveu-se também a oração da bênção do novo templo e a consagração a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da paróquia.

A Eucaristia da solenidade da Imaculada Conceição foi presidida pelo vigário geral da Diocese, padre Jorge Guarda, que é natural da paróquia. Na homilia, deixou o convite a entender, contemplar e a relacionar-se com Maria como um espelho no qual se vê representado o cristão que se é chamado a ser, uma bengala que serve de amparo e dá segurança no caminhar e uma lâmpada que ilumina o caminho da vida cristã e da santidade, a que Deus chama e que Maria ajuda a percorrer, vencendo fragilidades e vulnerabilidade da condição humana.

À entrada da igreja foi descerrado um marco a assinalar a comemoração de meio século da igreja. Um filme de há 50 anos, uma conferência, um almoço e música são outras atividades com que a paróquia assinala esta data tão significativa.

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.