Nos tempos difíceis que estamos a passar é necessário transformar as limitações e dificuldade em oportunidade e novos desafios.
Assim fizeram os catequistas da Paróquia de Santa Catarina da Serra, desafiados pelo pároco a encontrar uma solução para a catequese à distância, criaram o programa PARÓQUIA VIVA |CATEQUESE ATIVA, que foi transmitido semanalmente, antes da transmissão da missa dominical, nos canais de Youtube, Facebook e meo Kanal.
Os programas foram exibidos durante o tempo Pascal. Iniciava com uma mensagem do pároco, o catequista abordava um tema, via-se um pequeno filme sobre o tema, lançava-se o desafio da semana e terminava-se com uma oração e o convite para assistir à Eucaristia que seria transmitida a seguir. Vários foram os temas nas catequeses on line. Sempre partindo da liturgia dominical, abordou-se o que é ser cristão; a importância de viver em comunidade, da qual somos pedras vidas; que a igreja somos nós, os batizados; a ação o Espírito Santo; o porquê da celebração do Pentecostes; o mistério da Santíssima Trindade. Rezaram à mãe do Céu, a Deus Pai, deram graças pelo dom do Espírito Santo e pediram a Sua luz e força.
Ao longo das semanas os catequistas dos diversos centros mantiveram o contacto com os seus catequizando recebendo as atividades dos desafios da semana e partilhando os links das outras propostas de catequese: educris e Say Yes.
Foi uma nova experiência, muito bem recebida pela comunidade e que terminou em ambiente de festa.
Catequese louva e reza aos Santos Pastorinhos
Apesar dos tempos são conturbados que nos inibem de fazer grandes festas ou ajuntamentos, a paróquia de Santa Catarina da Serra não quis deixar de celebrar de forma intensa e simbólica este ano de aprendizagem sobre Jesus, vivida nos últimos meses de forma diferente, mas igualmente sentida.
Celebrou assim, no passado no 20 de junho, com os Santos Francisco e Jacinta Marto, que peregrinaram até aos diferentes centros de catequese, na nossa Paróquia.
Em todos os centros foram acolhidos na rua, com a alegria das crianças, pais e comunidade devidamente “mascarados”, mantendo a distância e preservando a segurança.
Em cada centro foi representada uma das seis aparições da Senhora do Rosário. Os Santos Pastorinhos foram saudados com cânticos, com pétalas de flores e bolas de sabão que representaram as orações que vão até ao céu. Rezou-se e deu-se graças a Deus por este ano de catequese, pela dedicação dos catequistas e pais, os primeiros educadores. Agradeceram pelo dom Espírito Santo que permitiu manter a nossa catequese ativa, pois esta é fundamental para que a paróquia viva.
As crianças receberam lembranças, recordaram saudosamente os momentos de estar juntos e como é bom viver em comunidade. Realçou-se a importância ir lentamente, e com segurança, retomando a celebração da Eucaristia dominical, para manter viva a fé e esperança num futuro melhor.
Com a presença dos Santos Pastorinhos relembraram a missão de cristão, de receber Jesus Escondido e levar aos outros o Seu Amor. Tomando como exemplo os pastorinhos perceberam a importância da nossa fidelidade a Cristo. Que as ameaças, as adversidades, as privações (e foram tantas as que os pastorinhos passaram) se tornem momento para reforçar a fé e confiar no Imaculado Coração de Maria, que será o refúgio, que nos conduz até Deus, e assim renovar a firmeza em Deus, n’Ele que tudo pode.
Que a peregrinação dos Santos Pastorinhos, tenham avivado o sentido de evangelização, na Paroquia de Santa Catarina da Serra e que neste tempo de repouso façam presente, nas atitudes do dia-a-dia que JESUS AMIGO, NAS FÉRIAS VEM COMIGO.