Já está disponível, em formato digital e em livro, o guião para o retiro popular que o bispo D. José Ornelas propõe aos diocesanos de Leiria-Fátima para esta Quaresma de 2023. O tema geral é “Eucaristia, Comunhão e Missão no Caminhar Juntos” e enquadra-se no triénio dedicado ao sacramento da Eucaristia.
Na introdução ao guião, D. José Ornelas começa por afirmar que “queremos escutar-nos uns aos outros e, juntos, discernir os sinais dos tempos, as inspirações e indicações do Espírito Santo sobre os passos a dar para tornar o coração e o rosto das nossas comunidades cristãs mais em conformidade com o Evangelho e aptas a tornar mais frutuosa a missão que recebemos do Senhor”. Para além desse contexto, o retiro “traz consigo o propósito de tomarmos consciência e assumirmos com empenho, como frutos da celebração, as suas consequências na vida pessoal, social e eclesial”.
O bispo diocesano convida “as famílias, os grupos, as diferentes comunidades e os movimentos eclesiais a acolherem esta proposta pastoral e fazerem, segundo as suas possibilidades, no todo ou em parte, este percurso espiritual”.
Itinerário temático
Os seis temas propostos revelam “como a comunhão com Jesus e os irmãos na fé, na celebração da Eucaristia, levam a sair ao encontro dos outros e a produzir frutos segundo o Evangelho”. Começa por contemplar a compaixão de Jesus e a multiplicação dos pães, compreendendo a necessidade de trabalhar por uma “Igreja que se compadece e reparte o pão” (1). Abraçados pelo amor gratuito de Deus e integrados na Igreja, os cristãos formam em Cristo “um só corpo em ação de graças” (2), no qual se devem amar, ajudar e perdoar uns aos outros. Esta união com Cristo, alimentada pela Palavra e a Eucaristia, leva a “dar fruto que permaneça” (3), no serviço concreto e na entrega de si aos outros por amor. Como Jesus, assim os cristãos recebem e aprendem dele a ser “Servidores de todos” (4), segundo o seu estilo de vida. Alimentados pela comunhão eucarística, somos “muitos, mas um só corpo em Cristo” (5). A diversidade de dons e de funções geram comunhão e unidade entre todos. Os frutos de vida cristã manifestam-se quando se põem em prática “as obras do amor” (6), socorrendo o próximo nas suas fragilidades e necessidades.
O guião, como tem sido habitual, dá orientações específicas para a realização dos encontros do retiro popular. Nelas, são respondidas as questões mais práticas, tais como, para quem é este retiro?, como se pode fazer o retiro?, onde se deve fazer o retiro?, quanto tempo dura o retiro?, etc.