Reportagem de Fátima: D. António Marto diz que a Europa “precisa de virtudes” e condena o absentismo

Na conferência de imprensa do dia 12 de maio, D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, falou da Europa como uma das intenções para esta peregrinação de maio de 2014, na perspetiva das eleições que se aproximam (25 de maio) e que “irão marcar o seu futuro para os próximos anos”, e no âmbito da passagem dos 10 anos do alargamento da União Europeia aos países de Leste, que vivem atualmente momentos de dificuldade e de tensão e “se sentem agredidos por certas legislações do parlamento europeu”.

“A Igreja precisa de estar presente onde se joga o futuro da Europa”, afirmou D. António Marto, frisando que “onde falta trabalho digno e justo para todos não se pode falar de justiça social”. Referindo que a crise económica não pode pôr em perigo o projeto europeu comum, defendeu “uma economia amiga da pessoa” e que “a democracia da Europa precisa de virtudes, para além do mercado e por causa do mercado”, em que a solidariedade e o bem comum sejam postos acima dos interesses particulares. Contra “a decadência da política e a discussão apenas eleitoralista”, o Bispo de Leiria-Fátima apelou aos responsáveis políticos que “discutam os verdadeiros problemas europeus e deixem a política caseira”. Mas não deixou de referir que “não é com abstencionismo que se resolvem os problemas”, pelo que apelou também aos cidadãos a “que votem e participem conforme as suas competências e responsabilidades na construção desta Europa”.

 

Os Papas e o Santuário de Aparecida

O Bispo de Leiria-Fátima apontou também como motivo de celebração as recentes canonizações dos Papas João XXIII e João Paulo II e o anúncio da beatificação de Paulo VI para outubro deste ano. “Pela sua ligação a Fátima e pelo legado de santidade que nos deixam como homens, padres e bispos que testemunharam uma vida de fé inquebrantável”.

Comunicou, ainda, a sua ida ao Santuário de Aparecida, no Brasil, a 17 de maio, levando uma imagem Nossa Senhora de Fátima para ali ser entronizada, no contexto das comemorações dos 300 anos daquele santuário, em 2017. Em maio do próximo ano, será a vez de vir o arcebispo de Aparecida presidir a uma peregrinação em Fátima, também em união com o centenário das aparições, no mesmo ano de 2017. “É uma só Senhora, portadora de diferentes mensagens, em diversos idiomas, contextos e situações, mas que nos une na mesma devoção à Protetora dos pobres, oprimidos e perseguidos.

 

Fotorreportagens:

Dia 12 – Conferência de Imprensa

Dia 12 – Rosário e procissão de velas

Dia 13 – Missa de Nossa Senhora de Fátima

 

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt