Recoleção espiritual ajuda padres a descansar no Senhor ressuscitado

Partindo das situações de cansaço dos trabalhos do tempo pascal e sobretudo pela ansiedade, o sacerdote jesuíta, com leveza e bom sentido de humor, indicou três mensagens que podem ajudar a descansar.

Com o tema “Como Cristo ressuscitado nos pode ajudar a descansar”, na manhã de segunda-feira de Páscoa, o padre jesuíta Nuno Tovar de Lemos orientou a recoleção espiritual para o clero da Diocese de Leiria-Fátima. Normalmente, assumimos de tal modo o peso da responsabilidade que, por exemplo, quando recebemos alguém até pedimos desculpa por estar a chover. Partindo das situações de cansaço dos trabalhos do tempo pascal e sobretudo pela ansiedade, o sacerdote jesuíta, com leveza e bom sentido de humor, indicou três mensagens que podem ajudar a descansar: “temos um Salvador sentado à direita de Deus e esse salvador não somos nós, é Jesus, pelo que não podemos querer controlar tudo”; “somos imensamente amados por Deus, de modo afetivo e efetivo”, pelo que “não precisamos de viver assim tão ansiosos com o que nos pode acontecer”; “a ressurreição de Cristo dá-nos forças para descansar”, pois já sabemos o fim e este é bom. Podemos assim jogar a vida a sério, fazer a nossa parte, mas sem desespero, pois Deus não permitirá que sejamos provados para além das nossas forças e no fim acabará tudo em bem. 

Focando-se em Jesus ressuscitado e nas suas manifestações, apontou três traços com que nos permite superar a ansiedade: 1) a alegria, o humor, a leveza e graça com que se apresentou às mulheres e aos discípulos; 2) a relativização do negativo, que não é a mesma coisa que desvalorização: o choro, o desânimo, as dúvidas… Há processos de transformação que caminham para o bem; 3) a paz, “a paz esteja convosco” que ofereceu aos seus discípulos e que comporta harmonia, bem-estar, tranquilidade… A terminar, deixou uma indicação para a meditação pessoal: entre os relatos das aparições do Ressuscitado, escolher aquela que me descansa mais.

Seguiu-se um tempo de silêncio para a meditação e depois a partilha do que cada um sentiu e descobriu. Com uma oração mariana “Rainha do Céu”, própria deste tempo pascal, concluiu-se o tempo dedicado a este “descanso com o Senhor ressuscitado”, que deu novo alento às duas dezenas de padres que nela participaram.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress