A visita da Imagem Peregrina ao Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens (EPLJ) revestiu-se ainda de mais significado com o Batismo e Crisma de reclusos.
Quatro reclusos foram batizados e crismados e 14 receberam o Crisma, de D. António Marto, numa Eucaristia celebrada na nova capela daquela instituição. Estiveram presentes familiares dos reclusos, José Nunes, diretor da EPLJ, padres da vigararia de Leiria e elementos da Associação de Visitadores dos Estabelecimentos Prisionais de Leiria “Os Samaritanos”, que prepararam a visita.
Aos jovens reclusos, o Bispo Diocesano deixou uma mensagem de esperança e redenção, referindo-se a Maria como “Mãe de ternura e misericórdia, que visita os seus filhos, nos lugares onde eles moram”.
“Nossa Senhora, como mãe, conhece-nos bem. Sabe quais são as nossas alegrias e dificuldades, as nossas esperanças e desilusões. Quando sentimos o peso das nossas fraquezas, dos nossos pecados e desânimos, olhemos para ela, que diz ao coração de cada um: ‘levanta-te, vai ter com o meu filho, Jesus, n’Ele encontrarás acolhimento, misericórdia e nova força para retomares o caminho… Não fiques fechado no teu passado, antes transforma-o em caminho de crescimento humano e espiritual. É sempre tempo de renascer e recomeçar uma vida nova.”