Quinta-feira Santa: D. António Marto pede que se suje as mãos com as «dores sociais» no pós-pandemia

«Toda a Igreja e as comunidades são chamadas a acompanhar, com o seu serviço, os que ficarem feridos com esta batalha, (somos) uma Igreja que vive porque socorre a todos»

«Toda a Igreja e as comunidades são chamadas a acompanhar, com o seu serviço, os que ficarem feridos com esta batalha, (somos) uma Igreja que vive porque socorre a todos»

O cardeal de Leiria–Fátima afirmou que, depois da pandemia do Covid-19, será maior a necessidade de sujar as mãos, quando “dores sociais se anunciarem com crueza”.

“No após pandemia será maior, quando as dores sociais se anunciarem com crueza. Toda a Igreja e as comunidades são chamadas a acompanhar, com o seu serviço, os que ficarem feridos com esta batalha, (somos) uma Igreja que vive porque socorre a todos”, afirmou D. António Marto na celebração da Ceia do Senhor, esta tarde na Sé de Leiria.

O responsável falou na importância de “sujar as mãos”, demonstrando “generosidade e responsabilidade, sem estar à espera de recompensas e dividendos”.

“O testemunho é quanto mais eficaz quanto mais atenção prestarmos atenção aos mais frágeis, pobres, sofredores e descartados, e quanto mais o fizermos com espírito de gratuidade. Temos de ser capazes de sujar as mãos”, sublinhou.

Lembrando palavras do Papa Francisco, “em especial dirigidas aos jovens, mas importantes para todos nos”, D. António Marto recordou que «os verdadeiros heróis são os que se oferecem para servir os outros», referindo-se “aos que arriscam a própria vida, até à exaustão física e emocional” para ajudar os outros.

D. António Marto sublinhou ainda que o amor “deixado por Jesus” é um “sinal e uma herança” e que os cristãos têm de ser capazes de “testemunhar como comunidade cristã o amor recíproco” e “viver para os outros, como um serviço aos irmãos”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.