Quarta-feira de Cinzas em Leiria: a Quaresma é o caminho da honestidade

Na homilia, o bispo da diocese de Leiria-Fátima começou por referir a necessidade de não fazer da Quaresma um exercício meramente exterior.
http://lefa.pt/?p=56361

Para marcar o início da Quaresma, a paróquia de Leiria, como faz habitualmente todos os anos, realizou a subida do monte de Nossa Senhora da Encarnação, na noite de quarta-feira de cinzas. A meditação dos passos da Via-Sacra que se fez durante o percurso, em que D. José Ornelas fez questão de participar, acompanhado as seis dezenas de pessoas presentes, antecedeu a celebração da Eucaristia com o ritual da imposição das cinzas naquele santuário da cidade.

Na homilia, o bispo da diocese de Leiria-Fátima começou por referir a necessidade de não fazer da Quaresma um exercício meramente exterior, para depois explicar o seu verdadeiro sentido, que implica a mudança de caminho. Neste ponto, fez uma referência breve à emergência climática que o planeta atravessa. “Isto não vai dar certo”, disse D. José Ornelas, justificando com a falta de uma verdadeira conversão que começa no interior de cada um. “Se queres encontrar o caminho verdadeiro, tens de ser honesto, mostrar a verdade daquilo que és”, afirmou.

O prelado desenvolveu a sua homilia a partir dos textos bíblicos lidos na liturgia da Palavra e que apresentam a verdadeira essência do tempo quaresmal. Esse mesmo textos refletem a dinâmica do Batismo que marca a temática do plano pastoral para o triénio até 2026. “Para nós, converter é deixar o mal e o pecado”, disse o bispo, que explica que, para João Batista e o próprio Jesus, o significado de conversão vai ainda mais longe, “significa deixar a vida de escravos e escolher um caminho novo”.

Galeria fotográfica: https://flic.kr/s/aHBqjBehj8

Quarta-Feira de Cinzas: Álbum

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress