Quarta-feira de Cinzas: a Quaresma começa com a subida ao monte

Oito dezenas de pessoas aproveitaram as tréguas que o tempo deu para percorrerem as 14 estações do caminho da Paixão de Jesus.
http://lefa.pt/?p=52072

Foi fim de tarde de quarta-feira, dia 22 de fevereiro, foi o normal dia de inverno, com a chuva e o vento frio a convidar a ficar em casa, no conforto doméstico. Não admirou, portanto, que antes das 21h00 do dia que marca o início do tempo quaresmal, ainda havia indecisão sobre se se faria a tradicional via-sacra a percorrer a ladeira que sobe ao Santuário da Senhora da Encarnação, em Leiria. Em boa hora se arriscou: oito dezenas de pessoas aproveitaram as tréguas que o tempo deu para percorrerem as 14 estações do caminho da Paixão de Jesus. Entre elas, contava-se o bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. José Ornelas que, como partilhava na homilia da Eucaristia que se seguiu, era a primeira vez que fazia a pé aquele trajeto. “Tem outro gostinho”, confessou, com a justificação da semelhança com os passos da subida de Jesus à montanha.

Foi exactamente o tema da subida à montanha e da sua ligação às catequeses dos catecúmenos que se preparam para o batismo, que o prelado desenvolveu durante a homilia. D. José Ornelas referiu os vários episódios em que Jesus sobre à montanha, começando por aquele em que Jesus se retira para o deserto e é sujeito às tentações do demónio que o leva para o topo de um monte.

Vídeo da homilia
https://youtu.be/7iWQEO3ys5c
Galeria fotográfica
https://lefa.pt/?p=52047

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress