Qual é o nome que se dá ao tecido usado para purificar os vasos sagrados?

Dê a sua resposta. Aprofunde o seu conhecimento.

Resultado final

Respostas enviadas pelos leitores

Manípulo
0%
Manustérgio
7%
Sanguíneo
91%
Toalha
2%


Resposta Correta: Sanguíneo

O sanguíneo (ou sanguinho) é um pano branco, preferentemente de linho ou da cânhamo (mas hoje também de outras fibras), mais comprido que largo, dobrado em três, que serve para a purificação dos vasos sagrados depois de usados nas celebrações, e também para enxugar os lábios do celebrante, no caso de ser necessário. As dimensões deste pano usado no serviço do altar devem rondar os 40 x 28 cm.
O sanguíneo nunca se coloca sobre o corporal, mas sempre directamente sobre a toalha do altar.
A obrigatoriedade do purificador só começou com o Missal de S. Pio V (1570). Na sacristia, ele era colocado sobre a boca do cálice. Antes de se pôr vinho e água no cálice, este era limpo com o purificador. Depois colocava-se o purificador do lado direito do corporal, pegado ao lado direito do mesmo corporal, sobre a patena, que se colocava em parte por debaixo do corporal.
Hoje em dia, o sanguíneo é usado apenas para limpar o cálice e a patena depois da comunhão. Regra geral, segura-se o cálice com a mão esquerda, e limpa-se com a direita. Por isso, é normal que o sanguinho se coloque sobre o altar, do lado direito do corporal, como sempre se fez. No caso de alguém ser esquerdino, nada impede que o sanguíneo seja posto do lado esquerdo do corporal.

Deixe a sua opinião

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress