Qual a oração com que termina o rito de entrada da Missa?

Dê a sua resposta. Aprofunde o seu conhecimento.

Resultado final

Respostas enviadas pelos leitores

Oblatas
8%
Fiéis
7%
Coleta
74%
Universal
11%


Resposta Correta: COLECTA

Esta palavra advém da palavra latina collecta, colligere (coligida, coligir, recolher). Num primeiro senti¬do, aplica-se à reunião da comunidade para celebrar a Eucaristia dominical. Também se chama «colecta» à recolha de oferendas ou de dons, no ofertório, a que já Paulo alude na sua primeira Carta aos Coríntios (16,1-2).
Também se aplicava este nome às orações sálmicas, que sintetizam os sentimentos dos participantes ao acabar a recitação de cada salmo (cf. IGLH 112). A expressão «colligere orationem», usual nos primeiros séculos, na salmodia comunitária, queria dizer «recolher, numa oração, as intenções dos que tinham recitado o salmo». Daí o nome de «colectas sálmicas».
Mas o seu uso mais frequente é o referido à oração colecta, no princípio da Missa. Este nome pode ter dois sentidos: que a oração se pronuncia, quando a comunidade já está reunida (oração de reunião, concluindo o rito de entrada), ou que a sua finalidade é recolher e resumir as petições de cada um dos presentes.
O Missal de Paulo VI descreve assim a dinâmica da «colecta»: «O sacerdote convida o povo à oração; e todos, juntamente com ele, se recolhem uns momentos em silêncio, a fim de tomarem consciência de que se encontram na presença de Deus e poderem formular interiormente as suas intenções. Depois, o sacerdote diz a oração chamada «colecta» […] O povo associa-se a esta súplica e faz sua a oração pela aclamação Ámen» (IGMR 54). É a primeira oração importante do presidente que, de pé, com os braços abertos e em nome da comunidade, dirige a sua súplica a Deus.
As orações colectas do Missal são fiéis ao estilo claro e conciso da liturgia romana, com uma invocação a Deus, muitas vezes enriquecida com uma motivação ou a alusão ao tempo litúrgico ou à festa celebrada, para prosseguir com uma súplica e concluir apelando à mediação de Cristo.
O livro que durante séculos reunia estas orações da Missa ou do ofício Divino, antes da sua inclusão no livro único do Missal ou do Breviário, chamou-se «Colectário».

Deixe a sua opinião

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.