Depois de dois anos dedicados, em especial, à Pastoral Familiar, “todo este dinamismo não pode abrandar agora, quando entramos num novo biénio dedicado a Nossa Senhora”.
Quem o afirma é o Bispo diocesano, na carta pastoral “Maria, Mãe de Ternura e Misericórdia”, e isso mesmo é sublinhado pelo padre José Augusto Rodrigues, diretor deste departamento (DPF), na apresentação do programa para este próximo ano pastoral. Depois da reflexão “sobre a beleza da família e sobre os desafios que o mundo e a Igreja lhe colocam” e da tomada de consciência da “importância da Pastoral Familiar nas nossas paróquias”, é tempo de “encontrar novos caminhos para continuar a anunciar às famílias a Boa Nova de Jesus Cristo”, refere este responsável.
Em carta enviada aos párocos da Diocese, o DPF apresenta já algumas das principais linhas de ação, a começar pela reunião do Conselho Diocesano da Família, durante a manhã do próximo dia 24 de outubro, como “oportunidade para que todos, seja nas equipas paroquiais seja nos Movimentos, se encontrem”.
Uma das propostas surgidas no biénio passado foi a “3XSIM”, dirigida aos namorados que queiram aprofundar o seu crescimento humano e cristão. Uma equipa diocesana irá continuar esse trabalho, que visa anteceder e potenciar a preparação mais próxima para o Matrimónio, através da formação e oração, bem como do convívio e da partilha.
Também realizado pela primeira vez no ano passado foi o “Percurso Ela & Ele”. “Tendo em consideração a excelente avaliação do que se realizou e o grande número de casais que não puderam participar, acreditamos que vai correr muito bem”, adianta o padre José Augusto.
Neste biénio sobre a família, surgiram algumas novas equipas de Pastoral Familiar em várias paróquias. “É fundamental que não se isolem”, mas se promova “a colaboração, a partilha de iniciativas e o trabalho em rede”, pede o diretor do DPF.
Os interessados em acompanhar as atividades diocesanas e aceder a outros materiais poderão fazê-lo nosítio .