No dia 26 de maio, fizeram a sua Profissão Solene de Fé as 12 crianças que frequentam o 6º ano da catequese. Foi na igreja paroquial, no decorrer da eucaristia da solenidade da Santíssima Trindade. Estando a assembleia reunida, as crianças entraram em cortejo litúrgico, empunhando a vela do seu batismo que previamente haviam acendido no círio pascal.
Depois de um diálogo inicial breve, a celebração prosseguiu com a Liturgia da Palavra: leituras, salmo, oração universal, recolha das ofertas e apresentação dos dons, foram da responsabilidade das crianças.
A profissão de fé foi imediatamente a seguir à homilia. Em frente do altar e voltadas para a assembleia, de vela acesa, as crianças professaram, de viva voz, com toda a convicção e solenidade, a fé da Igreja, assumindo como sua a fé do Batismo, e proclamaram, com muita alegria e felicidade, que queriam seguir Jesus Cristo, na Igreja Católica, ao longo de toda a vida.
A participação na sagrada comunhão foi outro momento importante. Em tempos, até se designava a profissão de fé por Comunhão Solene. De facto, só unidos a Jesus, que se dá na Eucaristia, podemos ser verdadeiros cristãos.
Após a comunhão, as crianças fizeram a consagração a Nossa Senhora, Mãe e modelo de fé. E, de imediato, foi entregue a cada uma o texto do Credo, juntamente com o apelo a que fossem fiéis e vivessem, com alegria e entusiasmo, a fé do batismo, em todas as idades, situações, ambientes e circunstâncias.
A celebração terminou com palavras e gestos de apreço e reconhecimento às crianças, aos pais, aos catequistas, ao grupo coral e a todos os que ajudaram as crianças a viver este dia solene.