Procissão do Senhor dos Passos em Porto de Mós

Centenas de fiéis participaram, no passado dia 15 de março, naquela que se pode considerar a maior manifestação de fé realizada em Porto de Mós, a Procissão do Senhor do Passos.

O evento é preparado na véspera, com a procissão de Nossa Senhora da Agonia, também com grande acompanhamento, realizada entre a igreja de São Pedro e a de São João Baptista.

No domingo, a celebração iniciou-se na igreja de São Pedro, com o sermão do Pretório, pelo padre José Luís Borga, pároco da Chamusca, convidado para presidir. Percorridos alguns passos da Paixão de Jesus Cristo, chegou-se à Praça da República, onde o pregador proferiu, com sentimento e emoção, o sermão do Encontro (entre Maria e seu Filho), sublinhando o papel das mães no seio da família, sendo ela um dos seus braços mais fortes. Seguiu-se para a igreja de São João Baptista, pelas ruas e calçadas da zona histórica da vila, onde se encontram os restantes passos. Já nesta igreja, o padre Borga proferiu o sermão do Calvário, lembrando a morte de Cristo, seguindo-se a procissão do Enterro até à igreja de São Pedro, onde se concluiu a celebração.

Para além do elevado número de fiéis, a procissão do Senhor dos Passos contou com a participação de muitos voluntários na organização e transporte de insígnias, entre os quais algumas entidades locais, como escuteiros, Banda Recreativa Portomosense, bombeiros, GNR, Câmara Municipal e Junta de Freguesia.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.