Centenas de fiéis participaram, no passado dia 15 de março, naquela que se pode considerar a maior manifestação de fé realizada em Porto de Mós, a Procissão do Senhor do Passos.
O evento é preparado na véspera, com a procissão de Nossa Senhora da Agonia, também com grande acompanhamento, realizada entre a igreja de São Pedro e a de São João Baptista.
No domingo, a celebração iniciou-se na igreja de São Pedro, com o sermão do Pretório, pelo padre José Luís Borga, pároco da Chamusca, convidado para presidir. Percorridos alguns passos da Paixão de Jesus Cristo, chegou-se à Praça da República, onde o pregador proferiu, com sentimento e emoção, o sermão do Encontro (entre Maria e seu Filho), sublinhando o papel das mães no seio da família, sendo ela um dos seus braços mais fortes. Seguiu-se para a igreja de São João Baptista, pelas ruas e calçadas da zona histórica da vila, onde se encontram os restantes passos. Já nesta igreja, o padre Borga proferiu o sermão do Calvário, lembrando a morte de Cristo, seguindo-se a procissão do Enterro até à igreja de São Pedro, onde se concluiu a celebração.
Para além do elevado número de fiéis, a procissão do Senhor dos Passos contou com a participação de muitos voluntários na organização e transporte de insígnias, entre os quais algumas entidades locais, como escuteiros, Banda Recreativa Portomosense, bombeiros, GNR, Câmara Municipal e Junta de Freguesia.