Em entrevista para a Revista Cultural do Santuário de Fátima, Fátima XXI, no âmbito do Centenário das Aparições e da peregrinação do Papa Francisco a Fátima, Marcelo Rebelo de Sousa sublinha que Fátima lembra a humanidade da urgência da paz.
“Fátima, para Portugal, é uma ponte essencial para o mundo. […] Para o Mundo, é uma urgência de nunca desistir da Paz”, refere o Presidente da República na entrevista conduzida pela diretora de informação da Rádio Renascença para o número 7 da revista Fátima XXI, editada a 13 de junho deste ano. O Chefe de Estado responde a perguntas sobre o Papa Francisco, a sua relação com Fátima e com Deus ou o papel da igreja no diálogo com a cultura. O Papa “vê o mundo de uma maneira a que nós não estamos habituados. Porque nós somos eurocêntricos”, sublinha Marcelo Rebelo de Sousa.
“O Imaculado Coração de Maria” é o tema do caderno temático deste número da revista, coordenado por José Rui Teixeira, e “procura ser variado nas vozes, plural nas abordagens e complementar nas perspetivas”.
O padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima e diretor da revista, salienta no editorial a importância da visita do Papa Francisco nos dias 12 e 13 de maio, como sendo “o momento culminante da celebração do Centenário das Aparições”, à qual são dedicadas as rubricas: “Chaves de leitura”, “Flaches do Centenário” e “Ápice”.
A rubrica “Fátima na primeira pessoa”, apresenta o testemunho de Henrique Leitão, o Prémio Pessoa de 2014, doutorado em Física Teórica pela universidade de Lisboa e historiador da Ciência.
Neste número 7 da revista pode também ler-se a entrevista ao Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado de Sua Santidade o Papa Francisco, realizada pelo vice-reitor do Santuário de Fátima, padre Vítor Coutinho. “Em Fátima é palpável a confiança, a intimidade, o amor que o povo, sobretudo o mais humilde, sente na relação com a Santíssima Virgem”, afirma o Cardeal.
Na rubrica “Ver Fátima”, Marco Daniel Duarte, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, apresenta a obra de Joana Vasconcelos “Suspensão”.
Foram, ainda, publicadas nesta edição as fotografias vencedoras do Prémio de Fotografia Centenário das Aparições, na rubrica “Paisagem Suspensa”.
“Arquivo do Santuário de Fátima, lugar de memória, identidade e ação” é o tema da rubrica “Fragmentos de história”, elaborada por André Melícias.
Esta publicação está disponível na livraria do Santuário de Fátima, na Fnac e na Bertrand.
Fonte: Santuário de Fátima