Presépio de Filipe Ferreira na Marinha Grande

Foi inaugurado no passado dia 29 de novembro, o presépio de Filipe Ferreira, uma obra de “evangelização pela imagem” que o autor tem desenvolvido desde o ano 2000, na localidade da Comeira, sempre com maior dimensão e público.

Este ano, a convite da Câmara Municipal da Marinha Grande, o presépio ganhou forma no Edifício da Resinagem, no centro da cidade vidreira, onde cerca de três centenas de pessoas assistiram à inauguração.

Com 20 metros quadrados, mais de 600 figuras, algumas peças em movimento e dezenas de acessórios feitos pelo autor, “mantendo sempre a essência de um presépio, que é o nascimento de Jesus, não poderiam faltar os usos, costumes e tradições portuguesas”, refere Filipe Ferreira. Assim, pode ver-se um pequeno mercado com barraquinhas, uma tasca, uma pastelaria, entre outros ofícios, uma área dedicada às romarias, com a igreja, os arcos da festa, uma procissão, um palco com o rancho a dançar, a tradicional quebra das panelas com um homem a subir e descer o pau do sebo e um coreto, também uma área mais reservada aos trabalhos rurais, com as lavouras, a vindima e pisa das uvas, um galinheiro, uma coelheira, uma pocilga e um depósito de água, uma ponte suspensa de madeira e uma de pedra. “Para dar maior interesse ao conjunto tenho apostado em elementos com movimento, entre eles, dois moinhos, um poço com nora e o burro a rodar para tirar a água, um parque infantil com as crianças nos baloiços”, acrescenta o autor. A água marca também presença, com uma imponente cascata, um rio, uma fonte com duas bicas e mais duas pequenas fontes. Um comboio em movimento é mais um dos pormenores que “encanta sempre os mais pequenos”.

O presépio poderá ser visto até ao dia 8 de janeiro, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00, das 14h00 às 18h00 e das 19h00 às 21h00.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Formação sobre administração de bens da Igreja
8 de Fevereiro
, às 10:00
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Formação sobre administração de bens da Igreja
22 de Fevereiro
, às 14:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress