Prémio Villa Portela para dissertação sobre Fátima

Com a tese “Leitura histórico-teológica do impacto local das Aparições de Fátima a partir do semanário O Mensageiro de Leiria – Um estudo sobre os anos 1917-1927”, Luís Miguel Ferraz recebeu o prémio Villa Portela 2013.

Trata-se de um concurso bienal instituído por Ricardo Charters d’Azevedo e promovido pela ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria, com o apoio da Câmara Municipal, do Instituto Politécnico de Leiria e da editora Gradiva.

Nas palavras do autor, secretário do Gabinete de Informação e Comunicação da Diocese de Leiria-Fátima, o estudo apresenta “uma perceção bastante detalhada dos impactos que os acontecimentos registados em Fátima em 1917 tiveram nos vários âmbitos da sua realidade local – social, política, cultural, religiosa e, até, económica – e da sua súbita expansão para um palco de nível nacional e, posteriormente, internacional”.

O trabalho foi realizado para o Mestrado em Teologia da Universidade Católica Portuguesa, defendido em Abril deste ano. O autor analisou os primeiros textos sobre as Aparições publicados n’O Mensageiro, “onde se percebem as reservas iniciais e os conflitos que rapidamente se inflamam com outros órgãos de informação, bem como as posições assumidas pelos vários agentes sociais, políticos e eclesiais”. No contexto de profunda instabilidade política e social dos primeiros anos da República, as Aparições surgem em O Mensageiro muito marcadas “pela visão do seu corpo redatorial sobre o destino do catolicismo como força restauradora da sociedade portuguesa”, explica o premiado. Outra das conclusões foi que este fenómeno se impôs “pela persistência e crescimento da massa de fiéis” na Cova da Iria, obrigando a hierarquia a “uma intervenção que enquadrasse a piedade popular num quadro mais oficial de celebrações”, isto logo nos primeiros anos após as Aparições, que só viriam a ser reconhecidas pelo Bispo como dignas de crédito em 1930.

Luís Miguel Ferraz, que foi chefe de redação d’O Mensageiro, recebeu o prémio no dia 17 de dezembro, na livraria Arquivo, em Leiria. Deste trabalho, o júri salientou a “reflexão isenta de preconceitos e sem visões estereotipadas relativamente ao tema” e o enquadramento “das Aparições de Fátima na luta pela restauração da diocese de Leiria, partindo do olhar de um pequeno jornal e da perspetiva peculiar do seu principal mentor, padre José Ferreira de Lacerda”.

A propósito deste título informativo, recorde-se que, em maio deste ano, a diocese uniu os seus dois jornais O Mensageiro e A Voz do Domingo num único órgão escrito de comunicação: o jornal Presente Leiria-Fátima.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.