Pousos realça herança de generosidade e música do Cónego Rosa

No passado domingo, 31 de julho, dia em que ocorria o centenário do nascimento do cónego José de Oliveira Rosa, a paróquia dos Pousos, a filarmónica local e a família do sacerdote conjugaram esforços para celebrar o acontecimento.

Na Missa dominical, presidida pelo vigário geral da Diocese de Leiria-Fátima, padre Jorge Guarda, evocaram a vida e obra deste ilustre familiar e conterrâneo, dando graças a Deus por quanto ele fez e pelo exemplo deixado. Como comenta a paroquiana Palmira Gaio, numa nota enviada ao Presente, “as pessoas são reconhecidas e valorizadas pelas suas boas obras: pela capacidade de partilha, pelo afeto e carinho que transmitem, pela alegria com que vivem, pela sua retidão e simplicidade…  pelas sementes que semeiam e que germinam positivamente no coração de cada um”. E foram esses os valores “descritos e realçados” na celebração.

Depois, no largo que tem o seu nome, na proximidade da igreja paroquial, foi prestada homenagem pela filarmónica. Por fim, no cemitério, houve ainda um momento de oração e a colocação de flores na sua campa.

O Cónego Rosa, como era conhecido, nasceu nos Pousos em 1916 e faleceu em Fátima em 2009. Exerceu o ministério sacerdotal em várias comunidades, no Seminário como professor de música, na Sé de Leiria como organista e como chanceler da Diocese de Leiria-Fátima. Homem bom, generoso e afável, serviu a Igreja com grande e fiel dedicação, tendo deixado em quem com ele contactava e na família uma grata memória pelo seu testemunho de fé, simplicidade, disponibilidade para  ajudar, proximidade e amor. Foi um benfeitor da nova igreja paroquial e da filarmónica.

A comemoração do centenário terá continuidade com outras iniciativas. A próxima será um concerto no Museu de Leiria, no dia 14 de agosto, com atuação do coro e filarmónica da Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP).

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress