Pousos prepara Primeira Comunhão a cozer pães ázimos

Houve uma breve explicação sobre a origem do pão ázimo, o qual tem um significado especial.
http://lefa.pt/?p=56729

Num sábado passado, um grupo de 38 crianças do 3° ano da catequese dos Pousos confeccionaram pão no modo ázimo, e partilharam-no.

Houve uma breve explicação sobre a origem do pão ázimo, o qual tem um significado especial: a libertação do povo de Israel do Egito, onde foram escravizados durante anos.

Este pão também foi usado na última ceia por Jesus.

No decorrer desta atividade houve espaço para termos uma catequese maravilhosa. Crianças e catequistas cantamos, rezamos e saboreamos o pão, o qual foi partido pelos catequistas e distribuído por todos os meninos.

Com esta catequese abre-se a primeira série sobre o sacramento da eucaristia. Depois de saborear o pão ázimo, falámos da importância do pão na alimentação. O grande objetivo desta catequese foi levar os catequizandos a descobrir “Cristo como pão da vida vinda de Deus”.

Foi uma tarde muito agradável em que se estabeleceu uma relação mais pessoal com o grupo fora da sala de catequese, neste caso junto de um forno. Houve uma maior sensibilização para a festa que se aproxima: a Primeira Comunhão.

No final as crianças deslocaram-se a pé para a igreja a fim de participarem na missa. Colocaram o cesto com os 80 pães junto do altar o qual foi abençoado pelo Pe. Luís.

A fim de dar continuidade à catequese na família, os catequistas distribuíram pão e envelopes com um texto escrito pelo sacerdote e uma frase proposta pela catequese.

À hora da refeição a criança era motivada a abrir o envelope, ler o texto, partir o pão e distribuir pelos presentes.

Mensagens que chegaram dos pais sobre esta catequese:

– Eu tenho uma menina a dizer que achou muito giro e muito divertido, foi maravilhoso a organização e disponibilidade de todos vós e a amabilidade da Irene que cedeu o seu espaço e abriu a porta de sua casa para acolher estes meninos, ensinando-lhes a fazer o pão, enquanto ao mesmo tempo lhes dava catequese! E ainda os mimou com um maravilhoso lanche. A mim, pessoalmente, fez-me recordar a minha adolescência, que tantas vezes passei aí as tardes, sempre com uma hospitalidade maravilhosa. ️ São momentos únicos que se criam e memórias que se tornam inesquecíveis.

– Como pai pude partilhar esta experiência com ela e com os colegas do 3°ano e só tenho a agradecer à Sra Irene e ao seu marido (o padeiro!), assim como a todas as catequistas pela disponibilidade e paciência. Pude constatar que não é tarefa fácil organizar um evento desta dimensão. A minha filha gostou muito. Segundo ela foi uma tarde divertida e sem dúvida diferente. Eu partilho dessa opinião! Obrigado

-Muito divertido, gostou de fazer o pão. Agradeço a todas as catequistas.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress