A Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) está a sensibilizar e mobilizar instituições e pessoas que possam acolher famílias ou contribuir para esta iniciativa solidária.
“Se todos colaboramos será mais fácil conseguirmos acolher de forma justa estas famílias que apenas procuram fugir da guerra e das atrocidades humanas de que são vitimas todos os dias nos seus países de origem”, refere o convite.
As instituições que queiram ser anfitriãs deverão ser capazes de garantir, através dos seus recursos ou com parceiros locais, os seguintes requisitos: alojamento adequado, autónomo, que permita à família, durante o período de apoio transitório, recomeçar a sua vida; alimentação e vestuário adequados; apoio no acesso ao mercado de trabalho dos adultos; apoio no acesso à educação (menores); apoio no acesso à saúde (Centro de Saúde); apoio na aprendizagem do português.
Quem não reúna estas condições poderá sempre contribuir com ajuda financeira à PAR. O meio mais fácil é a transferência bancária, com os seguintes dados de conta:
NIB 0036 0000 99105913826 45
IBAN PT50.0036.0000.99105913826.45
BIC/SWIFT: MPIOPTPL
A totalidade do montante angariado será repartido por duas das instituições a trabalhar na linha da frente: Cáritas Médio Oriente e Serviço Jesuíta aos Refugiados – Médio Oriente e Norte de África.
As inscrições de instituições anfitriãs, bem como todas as informações sobre esta iniciativa (textos, fotografias, vídeos…), poderão encontrar-se no sítio www.refugiados.pt ou ser pedidas pelo endereço par@ipav.pt.