Plano Pastoral para o próximo ano já está definido e inclui Sínodo dos Bispos e Jornada Mundial da Juventude

O nº 5 foi reformulado e será a grande novidade do plano para o próximo ano, por incluir dois eventos que irão captar a atenção de forma especial pela sua natureza.

Depois da alteração, já divulgada, do Plano Pastoral para um triénio — até 2023 —, já estão definidos os objectivos e actividades para o próximo ano pastoral. Durante os últimos dias, os agentes pastorais da diocese de Leiria-Fátima receberam uma carta do cardeal D. António Marto a dar conta disso mesmo.

Na prática, as iniciativas que estavam previstas para um biénio, foram reprogramadas para três anos “atendendo às consequências limitadoras da atividade pastoral provocadas pela atual pandemia”, como explica o próprio prelado. Segundo o próprio Bispo diocesano, “parte do que estava previsto para o primeiro ano passou para o segundo”, no qual se integrou “mais uma ou outra atividade, fundiram-se dois objetivos e o número 5 foi reformulado”. Este último será a grande novidade do plano para o próximo ano, por incluir dois eventos que irão captar a atenção de forma especial pela sua natureza: a caminhada sinodal proposta pelo Santo Padre que envolve também a Igrejas locais, e o itinerário de preparação para a Jornada Mundial da Juventude de 2023. “Esta não diz respeito somente aos jovens mas, de diferentes modos, também a toda a Igreja diocesana”, explica D. António Marto.

Juntamente com o Plano, são dadas informações para a agenda diocesana sendo que, no início do próximo ano pastoral, “em virtude de se realizar a abertura do caminho sinodal no âmbito diocesano no dia 17 de outubro, havendo um encontro e celebração na sé conforme o programa a divulgar oportunamente, a celebração do Dia da Igreja Diocesana, no dia 3 de outubro, far-se-á a nível paroquial, segundo as orientações que serão dadas atempadamente”.

Outro assunto em destaque são os anos especiais dedicados a S. José e à Família (Amoris Laetitia). “Embora não constem do programa diocesano deste triénio sobre a Eucaristia, não podem ficar esquecidos e fora do nosso empenho pastoral”, diz o bispo D. António Marto que afirma “confiar especialmente ao respetivo Serviço diocesano, aos movimen-tos e associações de espiritualidade e pastoral familiar bem como às paróquias o zelo por tomarem oportunas iniciativas para promover a devoção a S. José e o cuidado das famílias segundo a exortação apostólica “A alegria do Amor”, do Papa Francisco”.

Finalmente, o cardeal chama a atenção para que o Plano diocesano que divulga, e “cujo fiel cumprimento é sinal de comunhão eclesial, não impede o zelo de todos os agentes pastorais em tomarem oportunas iniciativas para servir o povo de Deus no âmbito das suas responsabilidades. Antes, requere-o. Os tempos atuais reclamam pastores zelosos e criativos que saibam desenvolver a sua atividade no âmbito da corresponsabilidade e cooperação eclesial”.

Plano do Triénio
http://l-f.pt/Dwtt

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.