Peregrinação da Barreira e das Cortes entrou na Porta Santa

No passado dia 16 de abril, as paróquias da Barreira e das Cortes uniram-se numa clara manifestação de unidade interparoquial e rumaram a Leiria para a sua “Peregrinação da Misericórdia”, tendo como centro a passagem na Porta Santa da Catedral.

Segundo o pároco, padre Rui Ribeiro, “a expectativa com a adesão das pessoas era muito alta e o resultado saldou-se numa clara e magnífica manifestação de fé”. Foram mais de meio milhar os peregrinos que incorporaram o grupo, concentrando-se no jardim Luís de Camões e daí caminhando em silêncio e reflexão para a Sé.

No exterior do templo, foi feita uma primeira reflexão que introduziu os fiéis no espírito da celebração. Após passarem pela Porta Santa, fizeram “uma peregrinação simbólica da grande peregrinação que é a nossa vida: desde o batismo, à penitencia, imitando o exemplo de Maria e terminando na centralidade de Cristo presente e operante na nossa vida”. Ainda segundo o padre Rui Ribeiro, “durante uma hora foi possível reviver a vida pessoal e comunitária e nela descobrir os sinais da misericórdia e do amor de Deus”.

Saindo de novo pela porta santa, “cada peregrino pôde afirmar o seu propósito de ser veículo e testemunha dessa mesma misericórdia nos ambientes da vida quotidiana” e, no final, “ficou o mote claro de que na nossa vida não haja ‘cortes’ nem ‘barreiras’ que nos dividam”, conclui o pároco.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress