O sétimo dos encontros de formação sobre a exortação “Amoris Laetitia” que estão a percorrer cada uma das nove paróquias da vigararia de Monte Real decorreu no dia 3 de abril, no Coimbrão.
Esta sessão centrou-se no sétimo capítulo deste documento pós-sinodal do Papa Francisco, com o título “Reforçar a Educação dos Filhos”. Coube ao padre Alcides Neves apresentar o tema, em forma dialogada com os cerca de 30 participantes. Entre outras questões, falou-se da formação ética dos filhos, do valor da sanção como estímulo, do realismo paciente, da educação sexual, da transmissão da fé e, mais em geral, da vida familiar como contexto educativo.
Segundo nota enviada pela Equipa Vicarial de Pastoral Familiar, que organiza este ciclo, propôs-se uma reflexão sobre os diversos modos de ser pai e mãe (vigilantes, obsessivos…) e as suas consequências na relação com os filhos, bem como sobre a influência das novas tecnologias na vida familiar (necessidade, dependência…). “Vários casais partilharam o modo como abordam o tema da educação sexual com os filhos” e fez-se o confronto com o que escreve o Papa: “no contexto duma educação para o amor, para a doação mútua”. Por fim, abordou-se a questão da transmissão da fé e as dificuldades encontradas neste campo, “sobretudo à medida que os filhos vão crescendo”. Foi unânime, “entre muitas coisas, que o diálogo e a coerência são valores importantes nas relações entre pais e filhos”.
O próximo encontro desta série será no dia 8 de maio, segunda-feira, à noite, na paróquia da Bajouca e irá basear-se no oitavo capítulo da exortação: “Acompanhar, Discernir e Integrar a Fragilidade”.