Paróquias unem-se em “Onda Solidária” pelas vítimas dos incêndios

Os incêndios no Norte do distrito de Leiria, ocorridos há um mês, continuam a motivar a solidariedade em muitas comunidades cristãs, tal como temos feito eco no PRESENTE. Esta semana recebemos a notícia de mais uma campanha, que junta as paróquias de Boa Vista, Caranguejeira, Santa Catarina da Serra e Santa Eufémia.

Com o nome de “Onda Solidária”, a campanha decorre entre os domingos 23 a 30 de julho, incluindo várias iniciativas cujas inscrições e resultados revertem para este fim. O programa não estava ainda completo à hora do fecho desta edição, mas podemos adiantar alguns dados partilhados pela organização, composta por grupos e voluntários das quatro paróquias.

Assim, na manhã de domingo 23, integrada na Feira do Lar da Caranguejeira, vai acontecer a “Cãominhada”, uma caminhada com cão orientada por um treinador guia de trela.

A partir de segunda-feira, será colocado nos cafés, pastelarias e estabelecimentos comerciais o “Mealheiro Solidário”, onde todas as pessoas poderão colocar os seus donativos para a campanha.

No sábado, dia 29 de julho, a partir das 15h45, vai realizar-se um circuito de carros clássicos, organizado pela Associação de Carros Antigos de Santa Catarina da Serra, começando nesta paróquia e percorrendo as restantes envolvidas na campanha. Neste desfile irá uma camioneta clássica para recolher cereais, farinhas e alimentos para todo o tipo de aves e animais. Os interessados poderão fazer a entrega junto às respetivas igrejas paroquias, onde serão feitas as recolhas por este “Celeiro Solidário” ambulante.

No domingo 30 de julho, a partir das 09h00, haverá em cada paróquia um passeio de bicicletas e uma caminha a pé, abertos a todos os interessados, incluindo crianças, adolescentes e jovens. A concentração será nas respetivas igrejas paroquiais.

Segundo a nota enviada ao PRESENTE, todos os donativos em dinheiro serão entregues à Cáritas da Diocese de Coimbra “que no terreno tem feito um trabalho maravilhoso” e os cereais serão levados diretamente às pessoas indicadas por aquela instituição. “Queremos derrubar fronteiras e mostrar que ser solidário é tempo de nos unirmos e darmos as mãos”, indica a organização, procurando também “que estas iniciativas sejam aproveitadas pelos mais novos como forma de os sensibilizar para a solidariedade”. No final, o valor apurado será comunicado às paróquias, “para que se tenha a certeza de que a ajuda chegou a quem dela precisa”.

2017-07-19 onda1

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.