Paróquias de Serro Ventoso, Arrimal e Mendiga em destaque no Presente

 

“Riqueza de fé e de tradições” é o título do caderno dedicado às paróquias de Serro Ventoso, Arrimal e Mendiga na edição de hoje (23.01.2014) do semanário diocesano Presente Leiria-Fátima.

Em plena serra de Aire e Candeeiros, estas paróquias têm no padre Leonel Batista um elo de união. Unidas também pela história e valores cristãos, estas comunidades são desde muito cedo reconhecidas pela sua hospitalidade e capacidade de acolher.

Extremamente frio no inverno e muito quente no verão, o lugar de Serro Ventoso ganha o seu nome pelo vento que o caracteriza. Ainda que constituída em 1758, a freguesia tem registos que datam da época de D. Afonso Henriques. Segundo conta a história, o monarca terá isentado os seus 15 moradores de impostos para que estes pudessem dar abrigo a alguns pedintes e assim aumentar a população.

O mesmo terá acontecido à Mendiga, em que esta benesse contribuiu para aumentar o número de habitantes e residentes. A tradição conta que, no início do povoamento deste lugar, havia apenas três casas e nelas teriam habitado mendigos, dando origem ao nome da localidade sede da freguesia.

A tradição dá ainda conta da passagem de D. Afonso Henriques pelo Arrimal. A caminho de Santarém, o monarca terá ordenado que se escolhesse o melhor sítio para pernoitar. A escolha recaiu num lugar que então ganhou o nome de Arrimal, por “arrimar” (acomodar, dar descanso) a armas e animais reais.

Confira alguns traço do dinamismo destas comunidades e a entrevista ao pároco na edição em papel do Presente.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.