Dinamizada pelo Departamento do Património Cultural (DPC) da diocese de Leiria-Fátima, decorreu, no passado dia 17 de janeiro, na paróquia de Vermoil, uma jornada de formação no âmbito do projeto “A Comunidade e o Património”.
Através da promoção da compreensão e da fruição dos bens culturais, este projeto consiste em ações formativas a decorrer em várias paróquias e tem como principal objetivo consciencializar as comunidades cristãs sobre o valor histórico-artístico e catequético do património que possuem.
Após uma breve oração, a ação foi apresentada pelo pároco, padre Orlandino Bom, e pelo diretor do DPC, Marco Daniel Duarte, seguindo-se duas comunicações, uma por Gonçalo Cardoso, sobre noções básicas de conservação do património, e outra por Humberto Dias, explicitando os procedimentos normativos para a salvaguarda do património cultural.
A segunda parte da formação propunha a visita guiada à igreja paroquial, sob coordenação de Marco Duarte e de Sónia Vazão, que interpretaram e explicaram alguns dos elementos que integram o lugar onde habitualmente a comunidade celebra a sua fé.
A jornada terminou na igreja velha de Vermoil, com uma celebração onde intervieram os mais de quarenta participantes, rezando a partir da contemplação dos diferentes elementos artísticos que, naquela igreja, são símbolo de Deus e da própria comunidade: desde a porta ao batistério, à cobertura da igreja e aos seus retábulos.
As próximas ações do projeto “A Comunidade e o Património” estão agendadas para o dia 14 de fevereiro, na paróquia da Azoia, e para 14 de março, na paróquia da Sé.