“Da tradição ao crescimento na fé” é o título do caderno de 3 páginas sobre a paróquia de Alqueidão da Serra, na edição desta semana (27.03.2014) do semanário diocesano Presente Leiria-Fátima.
Integrada em pleno Parque Natural das Serra de Aire e Candeeiros, a freguesia do Alqueidão da Serra revela sinais da presença humana que remontam à Idade do Ferro.
Sabe-se que o Alqueidão foi elevado a freguesia em 1615. Como resultado das leis forais nos séculos XII e XIII, alguns terrenos desta freguesia chegaram a ser tributados em Leiria, Porto de Mós e Batalha.
Por influência dos Monges de Cister de Alcobaça, que aqui construíram uma granja em 1734 e promoveram a produção de contas, rosários e coroas, o Alqueidão passou a chamar-se Alqueidão das Contas. Sabe-se que em 1857 esta terra ainda era assim conhecida, não se sabendo ao certo quando passou a denominar-se oficialmente Alqueidão da Serra.
Conheça os principais dinamismos desta comunidade e confira a entrevista ao pároco, na edição em papel.