Paróquia da Freixianda unida em festa à sua Padroeira

Após um interregno de dois anos por causa da pandemia, a paróquia da Freixianda retomou a tradição de celebrar a festa da sua padroeira, Nossa Senhora das Candeias.

Após um interregno de dois anos por causa da pandemia, a paróquia da Freixianda retomou a tradição de celebrar a festa da sua padroeira, Nossa Senhora das Candeias, já sem qualquer constrangimento. Foi nos dias 4 e 5 de fevereiro, no fim de semana a seguir ao dia em que a Igreja celebra a festa litúrgica da apresentação do Senhor.

Desta festa salientamos, como momentos mais significativos, o lausperene, na manhã do dia 2, com razoável participação de fiéis adoradores; a procissão de velas, na noite de sábado, dia 4, momento sempre vivido com algum encanto e emoção; a missa solene, na manhã de domingo, dia 5, que integrou a bênção dos 25 bebés que as mães trouxeram à igreja, imitando o gesto de Maria que também levou o seu Menino ao templo de Jerusalém; e a procissão que, a seguir à missa, incorporando as imagens dos santos padroeiros das várias capelas da freguesia, percorreu algumas ruas da vila, ao som das melodias que a filarmónica ia executando.

Igualmente importantes foram os tempos destinados ao convívio, divertimento, distração e lazer. Para isso contribuíram a afluência das pessoas da freguesia e arredores, o funcionamento da bar e do restaurante, a quermesse, o rancho folclórico e os agrupamentos musicais que atuaram nas noites de sábado e domingo.

Porque o dia se apresentava soalheiro, apesar do frio que se fazia sentir, era agradável estar ao ar livre, a conversar, a conviver e a distrair-se. Foi uma boa experiência de sermos comunidade que quer viver em comunhão.

É, aliás, este espírito comunitário que nos apraz registar. Esteve presente na dimensão humana, base fundamental de toda e qualquer vivência, e manifestou-se também nas celebrações da fé e da religiosidade popular, e na devoção à Senhora da Candeias, devoção bem arreigada em toda a freguesia. A vinda das imagens dos padroeiros das diferentes capelas foi importante, porque atraiu as pessoas e fê-las convergir para a igreja paroquial, símbolo da unidade de toda a paróquia.

Não podemos terminar este breve apontamento sem uma palavra de apreço e gratidão para com a comissão de festas e todas as pessoas quer com ela colaboraram e para com as pessoas que participaram e contribuíram. Bem ajam! A Senhora das Candeias a todos ilumine, abençoe e proteja!

Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Formação sobre administração de bens da Igreja
8 de Fevereiro
, às 10:00
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Formação sobre administração de bens da Igreja
22 de Fevereiro
, às 14:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress