Paróquia da Batalha em destaque no Presente

“As outras estórias de uma paróquia com história” é o título do caderno de 3 páginas sobre a paróquia da Batalha, na edição desta semana (15.05.2014) do semanário diocesano Presente Leiria-Fátima.

A 14 de setembro de 1512 era criada a paróquia da Batalha, que surgia de um desmembramento da de Santo Estevão de Leiria. A sua fundação originou a construção da igreja matriz (foto acima), também conhecida como Paroquial de D. Manuel, por ter sido este soberano, a pedido dos batalhenses, que a mandou erguer.

Decorridos 500 anos, a paróquia tem diversos centros de culto, que se congregam nas diversas celebrações paroquiais, das quais se destaca as Festas da Santíssima Trindade.

O agrupamento 194 dos escuteiros da Batalha faz, este ano, 50 anos desde a sua oficialização, o que o torna num dos agrupamentos mais antigos da Diocese. O PRESENTE conversou com o chefe do agrupamento, António Guerra, que nos falou das comemorações e de um projecto no qual trabalham há 12 anos e que será concluído ainda em 2014. Na paróquia, existe também um grupo de jovens e João Jordão, um dos responsáveis, contou-nos acerca da dinâmica própria que os anima. Francisco Frazão, presidente das conferências vicentinas da Batalha fala de “um trabalho delicado que precisa de renovação”. O grupo de acólitos, decorridos quase 25 anos desde a sua fundação, mantem-se, nas palavras do responsável e fundador, Joaquim Carrasqueiro, activo e “amadurecido”. Conhecemos mais de perto o centro de catequese da Batalha – um dos 5 centros existentes na paróquia. Fomos ainda visitar a creche/jardim de infância Mouzinho de Albuquerque, da Junta de Acção Social da Paróquia da Batalha, um legado deixado à comunidade pela benfeitora Maria Hercília Zúquete.

É pároco, desde 25 de dezembro de 1980, o padre José Ferreira Gonçalves.

Conheça os principais dinamismos da comunidade, na edição em papel.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.