A paróquia da Batalha verificou que a participação nas Missas, sobretudo no Mosteiro, não foi em número que justificasse a necessidade de marcação antecipada de reserva. A partir de agora, deixa de ter em consideração as inscrições e passa a fazer a entrada das pessoas por ordem de chegada, sendo que, no Mosteiro, a entrada será apenas pela porta principal.
Pelo mesmo motivo, deixará de haver Missa às 16h00 no Mosteiro, a partir do dia 11 de Junho. Caso a afluência de fiéis à Missa das 11h00 venha a ser superior à capacidade de resposta, poderá vir a ser retomada esta segunda celebração.
Quanto à Golpilheira e aos Casais dos Ledos, a capacidade das igrejas também não esgotou, mas esteve mais próximo disso. Assim, irão respeitar-se as inscrições já feitas. Quanto às pessoas que não se inscreveram, deverão fazê-lo junto das Comissões locais ou sujeitar-se aos lugares que ainda haja disponíveis ao chegarem. Mantém-se a regra de, 15 minutos antes da Missa, entrar toda a gente por ordem de chegada, independentemente de ter reserva ou não.
Entretanto, recorda-se a importância de se chegar com alguma antecedência à celebração, pois continua a ser necessário entrar com distanciamento entre pessoas e organizar a distribuição dos lugares, com a ajuda da equipa de acolhimento, o que poderá provocar alguma demora.
Lembram, ainda, que todas as pessoas terão de higienizar as mãos à entrada (existe gel) e deverão trazer máscara de casa, que terão colocada durante toda a celebração.