Os delegados sinodais de Leiria-Fátima já estão a receber questionário

Os cinco questionários do Sínodo 2021-2023 para utilização no espaço geográfico da diocese de Leiria-Fátima já estão em distribuição aos cerca de 80 delegados sinodais.
http://lefa.pt/?p=45693

Os cinco questionários do Sínodo 2021-2023 para utilização no espaço geográfico da diocese de Leiria-Fátima vão ser distribuídos aos cerca de 80 delegados sinodais, em representação das paróquias, conselhos diocesanos, departamentos da cúria, consagrados, associações e movimentos, que, a partir de agora, realizarão as reuniões-consultas sinodais. Preparados pela Equipa Diocesana do Sínodo dos Bispos, os questionários seguem o alinhamento de perguntas sugerido pelo documento preparatório e vade mecum, tendo sido adaptados à realidade da Igreja local. 

Os cinco inquéritos estão reunidos num livrete-guião já disponível em papel (em formato A5) e em formato digital (http://l-f.pt/Veep). Sob o título “Consulta ao Povo de Deus”, o livrete inicia com uma mensagem de saudação do bispo diocesano D. António Marto. Nas suas palavras à diocese, o cardeal reitera as palavras do Papa Francisco para este acontecimento eclesial que “propõe uma Igreja aberta às novidades que Deus lhe quer sugerir” e reafirma que “também na nossa diocese queremos fazer uma consulta o mais ampla possível com a finalidade de escutar a voz viva de todo o povo de Deus, não esquecendo os mais frágeis, os pobres, os afastados”. Com os votos de “um bom caminho sinodal com a luz e guia do Espírito Santo”, D. António Marto lança um apelo: “Não percamos esta ocasião de graça para a renovação da nossa Igreja diocesana e universal”.

No guião são apresentados os temas propostos à reflexão, os respetivos questionários e as instruções práticas e de estrutura para cada reunião sinodal, que se pretende de oração, reflexão, discernimento e resposta. 

Os cinco inquéritos, consoante o tema e as perguntas colocadas, têm como título: “COMPANHEIROS DE VIAGEM”, “OUVIR, TOMAR A PALAVRA E DIALOGAR”, “CELEBRAR”; “CORRESPONSÁVEIS NA MISSÃO” e “PARTICIPAR, DISCERNIR, DECIDIR”. 

Todos têm propostas de aprofundamento (textos, vídeos, etc.) que podem ser usadas como preparação para as reuniões. O acesso a esses conteúdos faz-se através da leitura do código QR presente no fim de cada inquérito.

O guião informa ainda sobre a calendarização da consulta sinodal e sobre o reagendamento da Assembleia Diocesana Sinodal que, devido ao alargamento do prazo da fase diocesana do Sínodo, pela Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos, foi marcada para um pouco mais tarde, a 21 e 22 de maio, coincidindo o dia 22 com o Dia da Criação da Diocese (22 de maio de 1545). A elaboração e envio da síntese diocesana, pela equipa diocesana, decorrerá até 31 de maio.

Para mais informações: sinodo.leiria-fatima.pt

QUESTIONÁRIO
http://l-f.pt/Veep

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress