O Sumbe também celebrou centenário das Aparições

Entre os dias 12 a 16 de Maio, na missão Donga, também se festejou o centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima.

No dia 12, depois de várias tentativas para instalar uma antena para acompanhar as imagens de Portugal, percebemos que era difícil… com muita pena nossa e do povo que estava muito feliz pela ida do Papa a Portugal. Para animar os corações e para assinalarmos com maior simbolismo o centenário, no dia 12 foi benzida e colocada ao culto uma nova imagem de Nossa Senhora de Fátima, oferecida pelo Santuário. O Povo ficou radiante perante a beleza e o sentido da nova imagem que ficou “sentada” num tronco talhado lá na missão. Nessa noite foi realizada a procissão de velas e visto o filme “Aparições de Fátima”.

2017-05-31 janela1

No dia 13, realizou-se um encontro de jovens, cujo tema foi “Pensar antes de agir”, em que refletiram sobre a forma como tomam as suas decisões e como gerem a sua liberdade. Realizou-se ainda o encontro de todos os membros dos movimentos apostólicos da Missão.

Ao final da tarde, celebrámos a Eucaristia do 13 de maio, a coroar o dia de trabalhos e o Centenário. Ao serão, passámos o filme “Não tenham Medo”, sobre a vida de São João Paulo II.

No dia 14, celebrou-se a Eucaristia com algumas centenas de fiéis, concluíram- se os trabalhos na reunião do Conselho Permanente e deu-se início à formação de catequistas gerais e visitadores. A formação durou três dias e o tema foi repartido pelo estudo da organização pastoral na estrutura do Ondjango e o estudo bíblico dos primeiros cinco livros da Bíblia.

Foi um fim de semana intenso, a encher os corações.

 

Delegação do Sumbe2017-05-31 janela2

Entretanto, na semana de 12 e 13 de maio, uma delegação enviada pelo bispo do Sumbe à celebração do centenário das Aparições de Fátima esteve na paróquia de Espite e Matas, com o padre Rogério, pároco que é natural daquela diocese angolana geminada com Leiria-Fátima. Alguns elementos do grupo missionário foram celebrar e conversar com eles. Manifestaram alegria pelo acolhimento recebido nestas comunidades e partilharam cumprimentos trazidos da linha da frente, uma vez que se cruzaram com a equipa antes da partida.

 

Até sempre Carlos!2017-05-31 janela3

Na passada semana, o nosso amigo Carlos Neto acabou a sua missão na terra e partiu para uma missão maior na eternidade. Quem com ele conviveu não ficou indiferente ao empenho, alegria e amizade que punha no que fazia. Esteve presente no grupo missionário quase desde o início e, quando havia trabalho, lá estava para ajudar. Esteve também na linha da frente a ajudar o povo a caminhar e, agora, a trabalhar em Angola, ia até ao Gungo quando podia. Fica-nos o seu sorriso, uma grande saudade e uma grande amizade que lhe era característica. Que Deus o acolha na sua graça e um “até sempre” por tudo o que foste para nós.

Grupo Ondjoyetu

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.