O Natal no Souto da Carpalhosa

No blogue soutodacarpalhosa.blogspot.pt recolhemos algumas notas sobre as iniciativas que se promovem na paróquia à volta da quadra natalícia.

 

Igreja iluminada por 600 velas

Na noite de Natal, a igreja e os espaços circundantes foram iluminados por cerca de 600 velas colocadas em copos de vidro pelo grupo de acólitos. E os fiéis acorreram em grande número para apreciar a “obra” e celebrar o nascimento de Jesus.

2015-01-07 souto3No domingo seguinte, festa da Sagrada Família, invocou-se a bênção de Deus sobre as famílias presentes e, cumprindo um hábito dos últimos anos, realizou-se um convívio de sopas, cujos fundos revertem para diminuir a dívida com a construção da casa paroquial. Cada comunidade preparou a sua sopa para servir no almoço, proporcionando também o convívio entre pessoas de toda a paróquia. “Tendo em conta o grande número de comunidades com centro de culto, há uma grande dispersão e os momentos de comunhão acabam por não ser muitos, e os que existem, muitas vezes não são muito aproveitados”, comenta o pároco.

O domingo 11 de janeiro, Festa do Batismo do Senhor, será outro momento marcante na comunidade, com a “memória do batismo”. Os fiéis serão convidados a passarem junto da pia batismal, onde se fará uma oração de bênção das crianças batizadas nos últimos dois anos que estejam presentes.

 

Catequeses fazem “casa para Jesus”

2015-01-07 souto2Seguindo a proposta do Serviço Diocesano de Catequese (SDC), a comunidade dos Conqueiros, paróquia do Souto da Carpalhosa, envolveu as 38 crianças da catequese e as respectivas famílias na construção de uma “casa-presépio” na igreja, ao longo do Advento. As peças em madeira foram feitas em casa e levadas para cada Eucaristia: na primeira semana, as pedras (pedra-valor) que seriam os alicerces; na segunda, os “tijolos” para as paredes; na terceira, as “telhas”; e na quarta semana, o chão para o interior da casa.

“O balanço que fazemos é bastante positivo”, refere o catequista Luís Manuel no blogue catequeseleiria.blogspot.pt, adiantando que “as crianças e os pais gostaram da ideia, que teve uma participação semanal acima dos 80% das famílias na Eucaristia”. A iniciativa visou também “fazermos a analogia da importância de irmos construindo a nossa casa interior, para acolhermos o Deus-Menino na construção da nossa casa-presépio”. E “até o carpinteiro que ajudou na construção da casa gostou da ideia, apesar de termos passado algumas noites a cerrar madeira e a fazermos as peças”, escreve Luís Manuel.

2015-01-07 souto1Também no centro de catequese da sede da paróquia os grupos do 1.º ao 7.º ano, com os respectivos pais e catequistas se envolveram nesta dinâmica proposta pelo SDC. “Cada família foi convidada a construir uma casa-presépio para acolher Jesus neste Natal e também sinal da nossa própria casa”, conta Elisa Duarte. Assim, em cada semana do Advento, foi entregue uma leitura bíblica e cada família era convidada a ter um pequeno momento de reflexão e oração. Já na catequese, eram recolhidos os elementos que os catequizandos traziam, até que, na festa de Natal da catequese, cada família trouxe o seu presépio para exposição. “Foi muito interessante, ver cada casa-presépio diferente, porque assim é cada família”, comenta a catequista.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.