O “grande dia” do Escutismo

O grande dia para qualquer agrupamento de escuteiros está a chegar… o dia do início das atividades. É nessa data que chegam aos agrupamentos as caras novas… e as menos novas, claro está!

Todos os anos, cerca de 250 novos elementos entram no movimento, na região escutista de Leiria-Fátima. Nos seus rostos nota-se sempre aquele nervoso miudinho, a desconfiança, o medo do desconhecido e um franzir de sobrancelha. Faz parte! É normal, é isso que torna este momento tão especial e que o fará ficar gravado na memória para sempre.

Isto acontece em muitos outros espaços onde os miúdos são convidados a participar, como na catequese, no futebol, na natação, na música, etc. Mas a grande diferença é que, normalmente, quem entra no movimento escutista não sabe ao que vem, o que se faz aqui, o que se aprende e de que forma poderá estar preparado para ter uma boa “prestação”. Tudo aqui é uma surpresa e uma descoberta constante.

Lembro-me como se fosse hoje de, em 2001, entrar pela sala dos Lobitos adentro, desconfiado e indignado por estar uma grande parte do pessoal vestido com uma farpela toda engraçada e cheios de insígnias e eu ali… à civil! Tinha um ou dois amigos na Alcateia e não demorei até ir dizer-lhes um “olá”, só para quebrar o gelo e ganhar ali uma pequena aliança dentro do grupo. Depois, veio o primeiro contacto com a totalidade do Agrupamento, ainda no mesmo dia… “uau! Tanta gente!”.

Vi que não estava sozinho, eram muitos os novos elementos em cada uma das secções, mas foi a apresentação de todos os elementos das chefias, das secções, as formaturas, gritos e lemas que me impressionaram. Fiquei fascinado!

Daí em diante, não parei mais e ainda hoje ando por aqui! Aquele primeiro dia foi o “click” para encontrar novos amigos que ficaram para a vida, novos chefes com os quais agora faço par e uma família gigante de nível mundial.

Magno Bonifácio, dirigente

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.