O diretor da Cáritas de Angola, José Quintas, esteve em Portugal para aprofundar o projeto “Cáritas Lusófonas em Rede”, com a Cáritas Portuguesa. Na sua opinião “esta oportunidade de ter um projeto em rede, é muito importante para nós (angolanos) e serve para criar sinergias e trabalhar melhor nesta causa social, através da Cáritas”.
Durante a sua estadia, quis aproveitar para visitar algumas Cáritas Diocesanas, passando pelas dioceses de Santarém, Coimbra, Setúbal e Leiria.
No passado sábado, dia 26 de junho, visitou a Cáritas Diocesana de Leiria acompanhado de uma técnica da área social, Fátima Câmara e de uma colaboradora da Cáritas Portuguesa.
A visita em Leiria, foi acompanhada pelo presidente da Cáritas Diocesana de Leiria, tendo iniciado na sede da instituição, onde decorreu uma visita guiada às instalações. A visita contou ainda, com a deslocação à casa onde decorre a Colónia Balnear nos meses de verão, na Praia do Pedrógão, onde, nesse dia, estava a ter lugar uma formação para os futuros monitores da Colónia de férias.
Neste espaço, visitaram as instalações e existiu a oportunidade de reunir com os monitores onde deram a conhecer as atividades de forma mais direta partilhando a sua experiência.
O diretor ficou surpreendido com o que ouviu e viu, e disse que tinha visitado várias Cáritas Diocesanas, e que a Cáritas de Leiria apresentava um trabalho notável, porque tinha um projeto juvenil, uma ideia que segundo o próprio gostaria de poder implementar em Angola.
Deu a conhecer as realidades e as necessidades da Cáritas de Angola e espera que esta parceria com a Cáritas Portuguesa, seja uma forma de ajuda, no sentido de melhorar e inovar no que respeita a projetos de intervenção junto da comunidade. Toda a intervenção decorreu num ambiente muito construtivo para todos.
Em representação do Senhor Bispo esteve o assistente da Cáritas de Leiria, o padre Jorge Guarda, que desejou muito sucesso para o trabalho que o José Quintas está a desenvolver na Cáritas de Angola e espera que estas trocas de experiências possam ajudar em algum sentido as aspirações daqueles que trabalham nesta causa social.
Após uma visita à praia, regressamos para visitar a Sé de Leiria e a zona histórica.
“Foi uma experiência interessante que pudemos viver neste dia ambos saímos mais enriquecidos”. Palavras de despedida do diretor da Cáritas de Angola.