Número de seminaristas cresce na Diocese

Atualmente o Seminário Diocesano de Leiria oferece duas formas de acompanhamento aos candidatos ao sacerdócio, uma no Pré-Seminário e outra, numa fase mais adiantada de estudos e discernimento vocacional, no Seminário Maior.

O Pré-Seminário é frequentado por cerca de 25 alunos, divididos em três grupos: o grupo Samuel (do 6.º ao 8.º ano), o grupo S. Paulo (do 9.º ao 11.º ano) e o grupo do 12.º ano, que tem um acompanhamento personalizado, uma vez que se aproxima o momento de poder entrar no Seminário Maior. Ao longo da caminhada vocacional, os jovens têm o apoio de um diretor espiritual, normalmente um padre, que, “num diálogo de abertura com o candidato, trabalha o seu caminho espiritual e ajuda a integrar todas as dimensões da sua vida na caminhada vocacional”, refere o padre José Augusto, reitor do Seminário Diocesano.

A estrutura do Pré-Seminário procura acompanhar os jovens num percurso de discernimento vocacional. O convite é feito nos encontros paroquiais, dinamizados pelo Seminário Diocesano de Leiria, com adolescentes do 6.º ao 10.º ano de catequese, onde se dá a conhecer o Seminário e o Pré-Seminário e, ao mesmo tempo, se ajuda a refletir sobre a vocação ao sacerdócio e a sua importância na vida dos cristãos. “Nessas visitas, procuramos encontrar-nos também com os catequistas, os pais e o pároco; três agentes que têm um papel muito importante no momento de um adolescente se inscrever no Pré-Seminário”, refere o reitor do Seminário Diocesano. “Se nós conseguirmos ter a estrutura montada, para que os jovens possam ter um acompanhamento da catequese, da família e do pároco, haverá muito mais condições para que eles aceitem o convite”.

Concluído o percurso do Pré-Seminário, segue-se a formação no Seminário Maior, que inclui: um ano Propedêutico (não curricular), cinco anos dedicados ao mestrado de Teologia e um ano pastoral, “em que se procura dar a dimensão mais pastoral a todo o currículo já adquirido”.

No próximo ano curricular, a Diocese terá nove seminaristas no Seminário Maior, todos a estudar no Patriarcado de Lisboa: o Micael (candidato ao Propedêutico), o Jorge Fernandes (1.º ano) e o David Pereira (2.º ano), frequentam o Seminário de Caparide; o Rui Ruivo (3.º ano), o Dany Gil (4.º ano), o Eduardo Caseiro (4.º ano), o António Cardoso (5.º ano), o João Jordão (5.º ano) e o Tiago Silva (6.º ano) frequentam o Seminário dos Olivais.

Equipa de leigos ajuda a promover a vocação sacerdotal

Para enriquecer o trabalho que tem vindo a ser feito, foi criada uma equipa de leigos para trabalhar na promoção da vocação sacerdotal. Subjacente à criação da equipa está a ideia de que “a responsabilidade pelas vocações sacerdotais deve ser uma preocupação de toda a comunidade diocesana”, refere o padre José Augusto. A evidenciar este entendimento está a constituição da própria equipa, que reúne diversas vocações e agentes eclesiais: um casal, uma religiosa, dois jovens, um adulto e três padres.

As primeiras duas reuniões, realizadas no final deste ano pastoral, serviram para a equipa se conhecer mutuamente e para começar a delinear alguns objetivos. O calendário para o próximo ano ainda está a ser formalizado, mas já está definida a visita às paróquias da vigararia de Leiria.

Segundo o reitor do Seminário Diocesano, a formação desta equipa vai permitir “uma complementaridade, que se espera muito frutuosa, no trabalho de sensibilização nas paróquias e no acompanhamento dos pré-seminaristas”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.