Num ano diferente, o Centro de Cultura e Formação da Diocese abre as suas portas com novas opções

O nosso Centro é também uma escola, ainda que com todas as suas particularidades, onde juntos alimentamos a nossa fé e procuramos as razões da nossa esperança! A este estímulo se juntou o facto do Seminário de Leiria, no qual o Centro Pastoral Diocesano (onde decorrem as atividades formativas do CCFC) se insere, ter preparado um Plano de Contingência que permite a utilização segura dos espaços, cumprindo-se todas as normas emanadas pelas autoridades de Saúde Pública.

Este outono é um outono diferente! Disso ninguém duvida! Vivemos ainda mergulhados neste tempo de pandemia, que nos obriga muitas vezes a pensar e repensar as nossas opções, a tomar decisões que nos permitam adaptar os nossos ritmos às atuais circunstâncias, que nos obrigam a escolher os ritmos que permanecem, os que temos de deixar, e àqueles aos quais nos temos que adaptar.

Este outono vai trazer o início de um novo ano pastoral, e com ele um novo ano académico no Centro de Cultura e Formação Cristã da nossa Diocese (CCFC).  Também aqui tivemos que repensar as nossas opções, adaptar os ritmos e escolher o que permanece, o que temos de deixar e o que temos de adaptar. Uma coisa é certa: a formação de cada cristão deve ser sempre uma prioridade. Já o era. Continua a ser. Será!

Ponderando tudo isto, o CCFC decidiu arrancar com o início de um novo ano letivo com atividades presenciais. Ajudou-nos a decidir a posição clara do governo de que as escolas deveriam voltar ao ensino presencial, e mantê-lo com o maior dos esforços. O nosso Centro é também uma escola, ainda que com todas as suas particularidades, onde juntos alimentamos a nossa fé e procuramos as razões da nossa esperança! A este estímulo se juntou o facto do Seminário de Leiria, no qual o Centro Pastoral Diocesano (onde decorrem as atividades formativas do CCFC) se insere, ter preparado um Plano de Contingência que permite a utilização segura dos espaços, cumprindo-se todas as normas emanadas pelas autoridades de Saúde Pública. Por isso, neste início de ano pastoral diferente, esperamos por todos. O Centro Pastoral Diocesano está preparado para vos acolher e o CCFC pronto para oferecer a sua proposta formativa que passamos a apresentar:

Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE)

A EDRE apresenta um curso vocacionado à formação pastoral dos cristãos, sobretudo daqueles que exercem algum serviço no seio das comunidades cristãs. Para tal, a EDRE propõe um Curso Básico de Iniciação à Reflexão Teológica e Pastoral ao qual se associa a formação específica, promovida pelos vários departamentos, serviços e movimentos diocesanos. Este curso pretende assim introduzir o aluno às dimensões fundamentais da nossa fé e, ao mesmo tempo, capacitá-lo para o desempenho da missão exercida no seio da sua comunidade ou movimento.

O curso decorre em Leiria, no Centro Pastoral Diocesano, localizado no edifício do Seminário Diocesano de Leiria (Rua Joaquim Ribeiro Carvalho, 60). A lecionação é feita ao ritmo de um encontro quinzenal, à terça-feira, com os seguintes horários: 21h00-21h50 (formação comum) e 22h00-23h00 (formação específica). Há ainda a possibilidade de se inscrever nas Oficinas Práticas de Comunicação que funcionarão online.

Uma imagem com texto
Descrição gerada automaticamente

Curso de Bíblia e Teologia Cristã (CBT)

O CBT tem o carácter de um curso compacto de teologia, procurando oferecer os instrumentos para a compreensão dos fundamentos bíblicos e sistemáticos do pensamento cristão, com um alcance espiritual e pastoral.

O curso decorre em Leiria, no Centro Pastoral Diocesano, localizado no edifício do Seminário Diocesano de Leiria (Rua Joaquim Ribeiro Carvalho, 60). A lecionação é feita ao ritmo de um encontro semanal, à quinta-feira, com duas disciplinas por cada encontro e com o seguinte horário: 19h15-20h45 e 21h00-22h30.

Perguntas e respostas

Como posso fazer a minha matrícula?

Para frequentar qualquer proposta formativa do Centro de Cultura e Formação Cristã deverá matricular-se até 8 dias antes do início das aulas, preenchendo o impresso próprio que pode descarregar AQUI (https://bit.ly/3mrcCzE) no caso da EDRE, ou AQUI (https://bit.ly/2H9SqSN) no caso do Curso de Bíblia e Teologia Cristã.
Depois de preencher o impresso de matrícula, este pode ser entregue nos seguintes locais:
Secretaria do CCFC (Centro Pastoral Diocesano | Seminário Diocesano)
Portaria do Seminário Diocesano de Leiria
Gráfica de Leiria
Enviado por e-mail para ccfc@leiria-fatima.pt

Não posso fazer a minha matrícula presencialmente?

Sim pode. No entanto deverá privilegiar os meios acima indicados. No caso de necessitar de fazer a sua matrícula presencialmente, pode fazê-lo na Secretaria do Centro Pastoral Diocesano, no Seminário Diocesano de Leiria ou no dia 2 de outubro, na Sé de Leiria, no Serão Cultural evocativo da chegada de D. José Alves Correia da Silva à Diocese, que começará às 21h15.

Onde é que posso consultar o Plano de Contingência do Centro Pastoral Diocesano (CEPADI) para confirmar as condições em que nele seremos acolhidos?

Pode consultar o plano de Contingência em vigor no Seminário Diocesano de Leiria, onde funciona o CEPADI AQUI (https://bit.ly/35LuGhR) ou consultar a secção COVID-19 no nosso SITE (https://formacao.leiria-fatima.pt).

Como sei que o Plano de Contingência será cumprido?

O CCFC compromete-se em cumprir toda e qualquer norma que provenha das exigências da atual circunstância que estamos a viver. Para isso é essencial que todos os alunos se inscrevam atempadamente nas formações que desejam frequentar, para que o início das atividades presenciais seja preparado com todo o cuidado, escolhendo os locais do CEPADI que melhor se adequam ao número de alunos por formação.

Reparei que a EDRE tem uma proposta formativa online – as Oficinas de Comunicação. Posso inscrever-me apenas nessa formação?

O ideal seria que frequentasse uma das disciplinas presenciais que funcionam das 21h00 às 21h50 (Igreja e Missão ou Cartas Paulinas) nos dias em que há formação presencial e frequentasse as Oficinas práticas de comunicação online nos dias em que funcionam. Todavia, não impediremos ninguém de o fazer. Mas terá sempre que se inscrever usando o formulário próprio que pode descarregar AQUI (https://bit.ly/3mrcCzE).

E posso frequentar presencialmente uma formação específica na 2ª hora da EDRE e frequentar também online as Oficinas práticas de comunicação?

Sim, pode fazê-lo. Para isso deverá indicar na sua inscrição a disciplina que frequenta na 1ª hora, a que frequenta da 2ª hora presencial e ainda as Oficinas práticas de comunicação.

O Curso de Iniciação «Ser Catequista» é, ao contrário da restante oferta formativa, lecionado nas duas horas. Significa que não me posso inscrever em mais nenhuma oferta formativa se me inscrever neste Curso?

Sim! Se frequentar o Curso de Iniciação «Ser Catequista» apenas se inscreverá nesta proposta. Quanto muito pode ainda inscrever-se nas Oficinas práticas de comunicação, que funcionam online, noutras datas.

Só posso frequentar propostas da EDRE ou do CBT ou posso frequentar ambas?

A EDRE e o CBT funcionam autonomamente. Pode, por isso, inscrever-se em ofertas formativas de ambas as propostas. Todavia, deverá inscrever-se autonomamente usando os formulários em uso para cada proposta.

Docs e Links

Impresso de matrícula EDRE: https://bit.ly/3mrcCzE
Impresso de matrícula BTC: https://bit.ly/2H9SqSN
Plano de Contingência: https://bit.ly/35LuGhR
Secção covid-19: https://bit.ly/3mxuFUL

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.